RESENHA DA BOLSA – QUINTA-FEIRA 02/07/2020

ÁSIA: As bolsas da Ásia subiram na sessão de quinta-feira, após notícias sobre o desenvolvimento de uma potencial vacina contra o coronavírus.

O índice Hang Seng em Hong Kong subiu 1,85%, apesar das tensões com a entrada em vigor nesta quinta-feira da polêmica lei de segurança nacional da China. A polícia de Hong Kong anunciou suas primeiras prisões com base na lei nesta quarta-feira. Até agora, a polícia prendeu cerca de 370 pessoas, disseram no Twitter.

Na China continental, também foram registrados ganhos robustos no dia. O composto de Xangai subiu 2,13%, enquanto o Shenzhen Component adicionou 1,29%.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 1,36%. No Japão, o Nikkei subiu 0,11%, enquanto o índice Topix avançou 0,27%.

Enquanto isso, o S & P / ASX 200 da Austrália saltou 1,66%. Entre as mineradoras, BHP e Rio Tinto subiram 0,7% cada, enquanto Fortescue Metals fechou em alta de 2,3%. Entre as produtoras de energia, Santos e Woodside Petroleum subiram 1,2% e 1%, respectivamente.

O superávit comercial australiano de maio chegou a 8,025 bilhões de dólares australianos (US $ 5,55 bilhões), com ajuste sazonal, abaixo das expectativas de um superávit comercial de 9 bilhões de dólares australianos em uma pesquisa da Reuters.

No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan subiu 1,61%.

Os investidores reagiram bem a notícia sobre uma vacina contra o coronavírus desenvolvido pela Pfizer e pela BioNTech, que mostrou a produção de anticorpos neutralizantes em humanos. Os resultados, publicados online, ainda não foram revisados ​​por uma revista médica.

Alguns analistas veem com cautela, visto que no passado houve notícias de possíveis vacinas no passado, mas ainda não foram vistas em ampla produção e distribuição.

Uma alta autoridade da Organização Mundial da Saúde alertou na quarta-feira que certos países podem precisar reimplementar os bloqueios. Nos EUA, mais de 12 estados interromperam ou reverteram sua reabertura após um aumento recente nos casos. Globalmente, mais de 10 milhões de pessoas foram infectadas pelo coronavírus e pelo menos 511.000 vidas foram tiradas, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

Os preços do petróleo subiram na tarde do pregão asiático na quinta-feira, com os contratos futuros do Brent avançando 0,86%, para US $ 42,39 por barril. Os contratos futuros de petróleo dos EUA subiram 0,78%, a US $ 40,13 por barril.

EUROPA: As bolsas europeias negociam em alta nesta quinta-feira, com o anúncio de dados preliminares de um teste de uma vacina da Pfizer e BioNtech, que apesar de estar em estágio inicial, mostrou que a droga criou anticorpos neutralizantes em humanos, apesar das preocupações com o aumento das infecções de Covid-19 nos EUA.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 1,69% no meio da manhã, com os bancos liderando os ganhos. O alemão DAX 30 sobe 1,69%, CAC 40 da França sobe 1,45%, IBEX 35 da Espanha avança 2,23%, enquanto o FTSE MIB da Itália avança 1,93%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,58%. Entre as ações do setor de commodities, Anglo American sobe 2,5%, Antofagasta avança 1,6%, BHP sobe 1,1%, enquanto Rio Tinto opera em alta de 1,5%. Entre as empresas de energia,BP sobe0,2% e Royal Dutch Shell recua 0,1%.

A taxa de desemprego na zona do euro chegou a 7,4% em maio, enquanto a região enfrenta o choque econômico por conta do Covid-19, depois que várias economias deram os primeiros passos para reabrir em maio, o que permitiu que alguns trabalhadores voltassem a seus empregos, no entanto, as medidas de distanciamento social que permanecem em vigor e as restrições de viagens em andamento limitam o ritmo da recuperação.

Na sexta-feira, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse que o mundo pode ter passado pelo pior, embora tenha alertado que existe o risco de uma segunda onda de infecções. O BCE prevê uma contração de 8,7% no PIB da zona do euro para todo o ano de 2020, seguido por uma recuperação de 5,2% em 2021.

EUA: Os contratos futuros vinculados aos principais índices de ações dos EUA sobem na manhã desta quinta-feira, enquanto os investidores aguardam dois relatórios de empregos que serão observados de perto no último dia de negociação da semana, antes do feriado de quatro de julho.

Tanto o S&P 500 quanto o Nasdaq Composite subiram durante o pregão regular da quarta-feira, com o último subindo mais de 1%, para o nível mais alto em todos os tempos. O Dow Jones Industrial Average teve uma perda modesta.

O S&P 500, Dow e Nasdaq Composite subiram 3,5%, 2,8% e 4%, respectivamente na semana, desde o fechamento de sexta-feira.

Os “traders” também reiteram otimismo em relação à vacina Covid-19 em desenvolvimento pela Pfizer e pela BioNTech, ao mesmo tempo que os populosos estados da Califórnia e do Texas registraram recordes diários em novos casos.

O relatório mensal de emprego (payrolls) foi antecipado para hoje e deve ser divulgado às 9h30. No mês passado, os economistas previam uma perda de 8 milhões de empregos em maio e a economia ganhou 2,5 milhões postos de trabalho. Economistas esperam que quase 3 milhões de empregos tenham sido criados em junho. Estimativas de consenso também preveem que a taxa de desemprego caia de 13,3% em maio para 12,4% em junho.

Enquanto isso, os dados semanais de reivindicações de seguro-desemprego também serão divulgados no mesmo horário.

O Dia da Independência cai no sábado neste ano, o que significa que os mercados financeiros dos EUA fecharão na sexta-feira. A Bolsa de Valores de Nova York e a Nasdaq serão fechadas no fechamento após pregão regular desta quinta-feira, enquanto o mercado de títulos fechará uma hora mais cedo e permanecerá fechado no feriado de quatro de julho, por recomendação da Securities Industry and Financial Markets Association, um grupo comercial do setor de corretagem que define procedimentos para a negociação de títulos como a nota do Tesouro de 10 anos.

As negociação do petróleo americano no New York Mercantile Exchange e na Comex também fecharão na sexta-feira.

ÍNDICES FUTUROS – 7h40:

Dow: +1,00%
SP500: +0,69%
NASDAQ: +0,42%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO