RESENHA DA BOLSA – SEGUNDA-FEIRA 31/08/2020

ÁSIA: As principais bolsas da região Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta segunda-feira.

Na China Continental, o composto de Xangai caiu 0,24%, enquanto o Shenzhen Component caiu 0,67%. A China anunciou nesta segunda-feira que a atividade manufatureira se expandiu em agosto. O Índice PMI oficial da indústria manufatureira chinesa em agosto ficou em 51,0, abaixo das expectativas de uma leitura de 51,2 por analistas em uma pesquisa da Reuters.

Leituras de PMI acima de 50 significam expansão, enquanto aquelas abaixo dessa marca representam contração. Os dados econômicos chineses são observados por investidores em busca de pistas sobre o estado da recuperação do país frente à pandemia do coronavírus.

No Japão, o Nikkei subiu 1,12%, enquanto o índice Topix avançou 0,83%, depois de registrar perdas na sexta-feira, quando o primeiro-ministro Shinzo Abe anunciou sua renúncia de maneira surpreendente na sexta-feira por motivos de saúde. A evolução da política japonesa é observada pelos investidores enquanto se busca o novo primeiro-ministro do país.

A Berkshire Hathaway de Warren Buffet, assumiu participações com pouco mais de 5% de conglomerados empresariais tradicionais do Japão, que detém investimentos em energia. As ações da Mitsubishi saltaram 7,72%, enquanto a Itochu subiu 4,19%. Marubeni subiu 9,48%, Mitsui ganhou 7,35% e Sumitomo subiu 9,09%.

Enquanto isso, o Kospi da Coreia do Sul caiu 1,17% e o índice Hang Seng de Hong Kong recuou 0,96%.

O S & P / ASX 200 na  Austrália caiu 0,22%, encerrando seu dia de negociação em 6.060,50 pontos, com o setor financeiro, saúde e Fortescue Metals puxando o índice para baixo. O ASX encerrou o mês em alta de 2,2 %, o quinto mês consecutivo de crescimento.

O setor de energia superou o resto do mercado australiano com ganhos de 2,5%, o melhor desempenho diário desde 4 de agosto. Os preços do WTI mantiveram-se acima de US $ 43 por barril após o furacão Laura contornar as principais instalações de produção nos Estados Unidos sem muitos danos. Woodside subiu 2,3% para US $ 19,58, Santos saltou 3,6% para US $ 5,67 e o Oil Search subiu 4,1% para US $ 3,27. O Beach Energy subiu 3,4%.

Analistas dizem que provavelmente está havendo uma rotação das ações, de produtores de minério de ferro para o setor de energia, já que os investidores obtiveram lucros com os altos preços do minério de ferro. As ações do Fortescue Metals Group caíram US $ 1,4, ou 7,7%, para uma baixa de três semanas, depois de ser negociado ex-dividendo na segunda-feira. BHP ficou ex-dividendos em 76,6c na quinta-feira. Suas ações subiram 0,5%, para US $ 37,91, enquanto as ações da Rio Tinto subiram 0,1%.

A mineradora de lítio Orocobre despencou 10,3%, para US $ 2,60, após vários rebaixamentos de analistas.

No geral, o índice MSCI Asia, exceto Japão, caiu 0,72%.

EUROPA: As bolsas europeias operam em alta nesta segunda-feira, com sinais de moderação da política monetária dos EUA dando um impulso aos ativos de risco global.

O Europe Stoxx 600 sobe 0,21%, enquanto o alemão DAX 30 sobe 0,34%, o francês CAC 40 avança 0,57%, o FTSE MIB da Itália sobe 0,33%, enquanto o IBEX 35 da Espanha recua 0,21%.

No Reino Unido, os mercados permanecem fechados nesta segunda-feira devido feriado.

EUA: Os futuros de ações dos EUA sobem na manhã de segunda-feira, com Wall Street encerrando o melhor mês de agosto em mais de 30 anos.

O S&P 500 sobe 7,2% no mês, colocando o índice no caminho de seu melhor agosto desde 1984. O Dow sobe mais de 8% neste mês e também se dirige para seu melhor agosto em 36 anos.

Os ganhos deste mês levaram o S&P 500 a níveis recordes, confirmando oficialmente o início de um novo ciclo altista. O Dow Jones, por sua vez, apagou suas perdas em 2020 na sexta-feira, fechando a sessão com um ganho de 0,4% no acumulado do ano.

Dois splits de ações de grandes empresas entram em vigor nesta segunda-feira. As ações da Apple sobem 1% nas negociações de pre-market com a divisão 4:1. As ações da Tesla sobem quase 3% após proporção de 5:1.

Desde as baixas intradiárias de 23 de março, o Dow e o S&P 500 subiram 57% e 60,1%, respectivamente.

No início deste ano, o Federal Reserve reduziu as taxas para zero e lançou um programa de compra de ativos para apoiar a economia durante a pandemia do coronavírus. Na semana passada, o banco central estabeleceu uma estrutura de política de inflação que manteria as taxas mais baixas por mais tempo.

Em uma aparente aposta de longo prazo na economia global, Warren Buffett anunciou no domingo que seu conglomerado Berkshire Hathaway havia adquirido participações de mais de 5% em cinco empresas líderes do Japão. Essas empresas são Itochu Corp., Marubeni Corp., Mitsubishi Corp., Mitsui & Co. e Sumitomo Corp. As cinco empresas importam de tudo, de metais a alimentos para o Japão e prestam serviços à fabricantes.

O Dow Jones vai começar a semana com três novos componentes e com a Apple tendo uma influência muito menor entre as 30 ações do Dow. Na abertura da segunda-feira, Salesforce, Amgen e Honeywell serão incluídos no Dow, substituindo Exxon Mobil, Pfizer e Raytheon Technologies.

Os “traders” também estarão de olho no último relatório de empregos dos EUA que será lançado na sexta-feira. Economistas ouvidos pela Dow Jones estimam que 1,255 milhão de empregos foram criados em agosto.

ÍNDICES FUTUROS – 8h00:

Dow: +0,10%
SP500: +0,20%
NASDAQ: +0,35%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO