Às 9h00 o IBGE deve divulgar a inflação (IPCA) de janeiro. O que leva uma atenção redobrada para a perspectiva do mercado, considerando que o consenso do mercado é que o IPCA de janeiro fique em 0,34%.

Quando obtemos o IPCA dos últimos 12 meses (fev/2019 à jan/2020) ficaríamos (caso os 0,34% se confirme) com uma inflação de 4,32% ao ano.

Selic over: 4,15%
Inflação dos últimos 12 meses (caso fique nos 0,34%): 4,32%

O que leva a inflação observada ser maior que a própria Selic projetada.

Agora se você leva em consideração o fato de que investir em Renda Fixa tem IR e que, nem sempre, o investidor consegue 100% da Selic Over, conclui-se que investir em renda fixa no atual momento é, literalmente, perder dinheiro.

Como consequência para curto prazo, as pessoas deixaram de poupar, sendo estimuladas a consumir mais. Ao aumentar o consumo, alguns milhares de empregos serão recuperados mas, se não aumentar o investimento das empresas na mesma proporção, podemos ter uma uma inflação subindo.

Para evitar que isso ocorra, a Selic deve ter uma permanência bem curta no patamar dos 4,25%. Será que antes de terminar o primeiro semestre a taxa tenha subido pra 4,5% ou 4,75%? O que você acha? Comente.