RESENHA DA BOLSA – QUINTA-FEIRA 11/02/2021

ÁSIA: Com vários dos principais mercados da região fechados por conta das festividades do prolongado feriado do Ano Novo Lunar, as bolsas que abriram tiveram um desempenho discreto nesta quinta-feira.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,45% no dia, para 30.173,57 pontos, enquanto o índice Straits Times em Cingapura fechou com poucas alterações, em 2.925,48 pontos. Os mercados em Hong Kong e Cingapura encerraram seu dia de negociação mais cedo do que o normal, à véspera do Ano Novo Lunar.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 encerrou seu dia de negociação em baixa de 0,1%, em 6.850,10 pontos, com os volumes de negociação bem abaixo da média diária de duas semanas.

As produtoras de ouro foram destaques. Newcrest liderou os ganhos com uma alta de 4,1%, após um relatório impressionante no primeiro semestre que veio com um aumento de dividendos intermediários. A Northern Star subiu 1,7%, enquanto Evolution, OceanaGold e Resolute Mining também registraram ganhos. As gigantes BHP e Rio Tinto subiram 1,1% e 0,9%, respectivamente, após os preços do minério de ferro subirem, embora Fortescue Metals, que produz exclusivamente minério de ferro, tenha caído 0,3%.

O índice MSCI para Ásia-Pacífico exceto Japão subiu 0,2%.

Os mercados da China, Japão, Coreia do Sul e Taiwan fecharam por conta do feriado.

O Ano Novo Chinês marca o início de um novo ciclo no calendário. Neste ano, o Ano do Boi começa em 12 de fevereiro e é marcado pela lua nova, que acontece no dia 11. As festividades acontecem na China e em outros países asiáticos que seguem o calendário lunar. Elas duram semanas. Neste ano, porém, a pandemia cancelou a maior parte dos desfiles e comemorações.

EUROPA: As bolsas europeias operam entre altas e baixas na manhã de quinta-feira, em meio a uma pausa na alta de Wall Street e um comércio mais fraco na Ásia.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,32%, com ações de tecnologia, enquanto bancos caem. O alemão DAX 30 sobe 0,44%, o FTSE MIB da Itália avança 0,07%, enquanto o francês CAC 40 e o IBEX 35 da Espanha recuam 0,18% e 0,50%, respectivamente.

Em Londres, o FTSE 100 avança 0,07%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 2%, BHP recua 0,4% e Rio Tinto perde 0,2%, enquanto Antofagasta sobe 1%. Entre as gigantes do petróleo, BP cai 1% e Royal Dutch Shell tomba 1,9%.

A Comissão Europeia ficou mais pessimista em relação às perspectivas para a economia da zona do euro, projetando uma taxa de crescimento mais baixa para a região em 2021, à medida que os governos lutam com novas variantes do coronavírus. A instituição com sede em Bruxelas espera que a região com 19 membros cresça 3,8% este ano. Em novembro, a previsão era de 4,2% do PIB para 2021.

As últimas previsões chegam em um momento complicado para a União Europeia, já que o lançamento da vacina para o Covid enfrenta problemas de produção, fornecimento e burocracia. Ao mesmo tempo, os governos europeus estão preocupados com as mutações do vírus que são consideradas mais contagiosas. Quanto mais tempo o estado de emergência se arrastar, mais tempo os países da UE terão que estender as restrições e bloqueios sociais, o que afeta a economia. Para 2022, a Comissão Europeia espera que o PIB na área do euro atinja 3,8%, ante projeção de novembro de uma taxa de 3% para o PIB no próximo ano.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem nas negociações da manhã de quinta-feira, depois que o Dow avançou 63 pontos durante o horário normal de negociações para fechar em uma alta recorde de 31,437,80 pontos, alta de 0,20%, em uma sessão volátil que viu o índice de 30 ações oscilando entre ganhos e perdas.

O S&P 500 e o Nasdaq Composite também atingiram altas recordes durante a sessão de quarta-feira, mas os índices não conseguiram manter esses ganhos. O S&P fechou fechando em queda de 0,03%, enquanto o Nasdaq caiu 0,25%.

Para a semana os três principais índices mantém desempenho positivo e seguem a caminho para cravar sua segunda semana positiva consecutiva. Em fevereiro, os índices também mantém em alta. O Russell 2000 continua a atrair atenção e o índice de “small caps” está ultrapassando o S&P na semana, na base mensal e anual até agora.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse na quarta-feira que a economia enfrenta desafios no mercado de trabalho. Em comentários no Economic Club of New York, Powell disse que “dado o número de pessoas que perderam seus empregos e a probabilidade de que algumas tenham dificuldade em encontrar trabalho na economia pós-pandemia, alcançar e manter o pleno emprego exigirá mais do que uma política monetária de apoio”.

Em Washington, as negociações com o projeto de estímulo segue em andamento.

A temporada de resultados segue nesta quinta-feira. PepsiCo, Kraft Heinz e Kellogg estão entre os que divulgarão antes da abertura do mercado. Disney e a Expedia entregarão seus relatórios trimestrais após o sino de fechamento. Dos componentes do S&P 500 que relataram lucros até agora, mais de 80% superaram as expectativas dos analistas.

Na agenda econômica, às 10h00 sairá os números dos pedidos de seguro-desemprego e mais tarde será divulgado o relatório de política monetária do FED.

ÍNDICES FUTUROS – 7h20:

Dow: +0,20%
SP500: +0,31%
NASDAQ: +0,48%

COMMODITIES:

MinFe Dailan: +2,39%
Brent: -0,55%
WTI: -0,63%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra ou venda de ativos.

Autor: HARAMOTO