RESENHA DA BOLSA – SEGUNDA-FEIRA 21/12/2020

ÁSIA: As principais bolsas asiáticas fecharam sem direção nesta segunda-feira, já que a situação da epidemia do coronavírus no norte da Ásia, como Japão e Coreia do Sul, permaneceu em estado de atenção e pode ter influenciado o sentimento dos investidores.

Novos casos de coronavírus na Coreia do Sul bateram um novo recorde no domingo, de acordo com a agência de notícias local Yonhap. No Japão, Tóquio a capital do país viu sua contagem mensal de novos casos de coronavírus chegando a 10.000 pela primeira vez no domingo, de acordo com a Kyodo News.

No Japão, o Nikkei caiu 0,18%, enquanto o índice Topix caiu 0,23%. O Kospi da Coreia do Sul fechou 0,23% maior, em 2.778,65 pontos.

Na China Continental, o composto de Xangai subiu 0,76%, enquanto o Shenzhen Component subiu 2,02%. A China manteve suas taxas de empréstimos primários inalteradas, em linha com as expectativas de analistas em uma pesquisa recente da Reuters. A LPR de um ano e de cinco anos foi mantido em 3,85% e 4,65%, respectivamente.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,72%. As ações listadas em Hong Kong da maior fabricante de chips da China Semiconductor Manufacturing International Corporation, ou SMIC , caíram 3,63% depois que o Departamento de Comércio dos EUA adicionou a empresa à sua lista negra, limitando sua capacidade de acessar certas tecnologias dos EUA.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 caiu 0,08% no dia, para 6.669,90 pontos. Ações de empresas relacionadas à minério de ferro e níquel tiveram um desempenho muito bom na segunda-feira, enquanto ações de viagens foram duramente atingidas pela manhã, mas se recuperaram à tarde quando a notícia de que houve apenas 15 novas infecções por COVID-19 em New South Wales e as fronteiras permaneceram abertas, embora com algumas restrições. Inicialmente foi divulgado que alguns Estados estavam impondo medidas de restrições de viagens à Sydney, deixando a cidade mais populosa do país isolada do resto do país em meio a um crescente número de casos de coronavírus, de acordo com a Reuters.

Os ganhos em commodities e bens de consumo básicos ajudaram a compensar as perdas no índice. A produtora de minério de ferro Fortescue Metals registrou o maior ganho da sessão, com alta de 4,9%, visto que os preços do minério de ferro em Cingapura atingiram US $ 170 por tonelada. A BHP subiu 1,2% e a Rio Tinto avançou 0,9%, para $ 118,60, uma alta de 12 anos. Kogan ganhou 4,8% e Harvey Norman avançou 1,5%. As empresas de petróleo recuaram 0,9% e Woodside Petroleum perdeu 2%.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão caiu 0,32%.

EUROPA: Os mercados europeus caem nesta segunda-feira, com os investidores monitorando uma nova variante do coronavírus que se espalhou rapidamente e que fechou grande parte do Reino Unido.

A variante é considerada até 70% mais transmissível do que a cepa original da doença. A Organização Mundial de Saúde disse que até agora foi identificado na Dinamarca, Holanda e Austrália. Isso levou vários países como França, Alemanha, Itália, Irlanda e Holanda a proibir viagens oriundas da Grã-Bretanha, assim como Canadá e Israel.

Isso levantou preocupações sobre a possível escassez de alimentos no país depois que a França bloqueou todo o tráfego aéreo, marítimo e ferroviário do país por 48 horas.

A situação pode complicar ainda mais as negociações do Brexit. A Grã-Bretanha e a União Europeia permanecem em um impasse sobre as relações comerciais pós-Brexit à medida que o prazo final de 31 de dezembro se aproxima, com disputas sobre questões como as negociações pesqueiras. O Reino Unido pode acabar sem acordo.

Boris Johnson supostamente realizará uma reunião de emergência nesta segunda-feira para discutir como lidar com possíveis escassez de alimentos e insumos, inclusive com preocupações de que mesmo o fornecimento de vacinas possa não passar.

O pan-europeu Stoxx 600 cai 3.47% nas negociações matinais, com as ações do setor de viagens e lazer liderando as perdas.

O alemão DAX 30 cai 3,67%, o CAC 40 francês recua 3,32%, enquanto o IBEX 35 da Espanha e o FTSE MIB da Itália despencam 4,05% e 3,34%, respectivamente.

Em Londres, o FTSE 100 cai 2,65%, enquanto a libra esterlina cai 1,7% em relação ao dólar, para cerca de US $ 1,33. Entres as mineradoras, Anglo American cai 1%, Antofagasta recua 2,4%, BHP perde 1,7%, enquanto Rio Tinto opera em baixa de 1,5%. Entre as empresas de petróleo, as ações da BP e Royal Dutch Shell despenca 6,9% e 6,7%, respectivamente.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA operam no vermelho nas negociações matinais de segunda-feira.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell e o líder da minoria, Chuck Schumer, disseram que os legisladores chegaram a um acordo sobre um pacote de ajuda de US $ 900 bilhões, com pagamentos diretos à população e auxílio-desemprego aos americanos em dificuldades. O anúncio foi feito depois que os negociadores resolveram um ponto crítico ao reverter os poderes de empréstimos de emergência do Federal Reserve.

O Congresso também aprovou um projeto de lei de gastos de um dia para evitar a paralisação do governo que teria começado às 12h01 ET de segunda-feira. O presidente Donald Trump assinou a medida na noite de domingo, de acordo com o porta-voz da Casa Branca Judd Deere.

Os principais índices subiram recentemente e renovaram seus recordes em meio ao otimismo em relação ao estímulo à economia, bem como ao lançamento das vacinas. A Moderna está enviando seu primeiro lote de doses de vacina após receber a aprovação para uso emergencial da Food and Drug Administration dos EUA. Enquanto isso, as vacinas da Pfizer e da BioNTech estão sendo distribuídas para profissionais de saúde da linha de frente em todo o país.

Na sexta-feira, o Dow caiu 0,41%, em 30279,05 pontos. O S & P 500 recuou 0,35%, em 3,709,43 pontos, enquanto o Nasdaq Composite fechou em ligeira queda de 0,07%, em 12,755,64 pontos.

Com apenas duas semanas de negociação restantes em 2020, o S&P 500 subiu 14,8% no ano, enquanto o Dow subiu 5,8%. O Nasdaq Composite subiu 42,2% neste ano, puxadas por empresas de tecnologia.

Na sexta-feira, o Fed anunciou que permitirá que os grandes bancos do país possam recomprar ações no primeiro trimestre de 2021, sujeito a certas regras.

Não está prevista a divulgação de dados econômicos nos EUA.

ÍNDICES FUTUROS – 7h25:

Dow: -1,77%
SP500: -2,14%
NASDAQ: -1,57%

COMMODITIES

MinFe Dailan: +9,68%
Brent: -5,68%
WTI: -5,97%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO