RESENHA DA BOLSA – TERÇA-FEIRA 06/10/2020

ÁSIA: As bolsas asiáticas avançaram na madrugada desta terça-feira depois que Wall Street recuperar as perdas de sexta-feiraa, quando foi anunciado que o presidente Donald Trump havia testado positivo para o coronavírus.

Trump deixou o hospital na noite de segunda-feira depois de passar três dias hospitalizado, apesar da incerteza sobre sua recuperação e dos respectivos riscos.

No Japão, o Nikkei subiu 0,52%, enquanto o índice Topix ganhou 0,52%. As ações do conglomerado Softbank Group saltou 2,41%.

O Kospi da Coreia do Sul avançou 0,34%. O índice Hang Seng de Hong Kong avançou 0,90% no dia para 23.980,65 pontos.

O S & P / ASX 200 na Austrália avançou 0,35%, em 5.962,10 pontos. O saldo de bens e serviços do país caiu 43% de julho a agosto em uma base com ajuste sazonal, de acordo com dados comerciais divulgados pelo Australian Bureau of Statistics.

Em um comunicado a parte, o governador do RBA, Philip Lowe, anunciou a decisão de política monetária do banco central: “O Conselho continua a considerar como uma flexibilização monetária adicional poderia apoiar empregos à medida que a economia vai abrindo.” Isso mostra a preocupação do RBA em fazer coisas em prol da sustentabilidade dos empregos.

Entre as notícias corporativas, as ações das empresas de ouro Northern Star Resources e Saracen Mineral Holdings dispararam 10,64% e 9,58%, respectivamente na Austrália, depois que os dois anunciaram uma fusão de 16 bilhões de dólares australianos (US $ 11,5 bilhões). Entre outras mineradoras, Fortescue Metals subiu 1,9% e Rio Tinto avançou 0,4%. Entre as produtoras de petróleo, Santos subiu 3,1% e Woodside Petroleum avançou 2%.

O índice da MSCI para ações da Ásia-Pacífico exceto Japão subiu 0,68%.

Os mercados na China permaneceram fechados na terça-feira por conta de feriado.

EUROPA: As bolsas europeias abriram em queda na manhã de na terça-feira, com os mercados globais reagindo ao retorno do presidente Donald Trump à Casa Branca na segunda-feira, dando continuidade à seu tratamento contra o coronavírus.

Após subir 0,8% na segunda-feira, o Stoxx Europe 600 opera entre pequenas quedas e altas. O alemão DAX 30 sobe 0,06%, o francês CAC 40 avança 0,27%, enquanto o IBEX 35 da Espanha e o FTSE MIB da Itália sobem 0,89% e 0,51%, respectivamente.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,03%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 0,4%, Antofagasta recua 1,1% e Rio Tinto perde 0,2%. Entre as produtoras de petróleo, a Royal Dutch Shell avança 1,9%. BP sobe 1% depois de chegar a um acordo de $ 505 milhões para comprar uma participação da Hess em um projeto de petróleo em águas profundas do Golfo do México.

Estrategistas do Citigroup disseram que estão preocupados com “uma segunda onda de COVID-19, mais rebaixamentos de EPS, avaliações sobrestendidas e uma eleição caótica nos EUA”. Eles rebaixaram seu sentimento sobre as ações da Europa Continental para subponderadas, mantendo as ações do Reino Unido em neutro e as ações dos EUA em sobreponderadas e que a região ficará vulnerável se a recuperação econômica estagnar. Um euro forte também pesará no desempenho corporativo.

Espanha, República Tcheca e França tem o maior número de casos COVID-19 per capita nos últimos 14 dias, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças.

EUA: Os futuros dos índices das ações dos EUA sofrem pequenas quedas na manhã desta terça-feira, depois que o mercado teve sua sessão mais forte em várias semanas na segunda-feira.

Os investidores aguardam um discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que deve falar às 11h40, na Associação Nacional de Economistas de Negócios nesta terça-feira, que um novo pacote estímulo é necessário para evitar que a recuperação econômica pare.

As ações dispararam na sessão de segunda-feira, com o otimismo dos investidores com a melhora da saúde do presidente Donald Trump, bem como a possibilidade de alívio econômico adicional ser aprovado em breve. O Nasdaq Composite liderou com uma alta de 2,3%, enquanto o S&P 500 e o Dow saltaram 1,8% e 1,7%, respectivamente, os melhores desempenhos para o Nasdaq e S&P 500 desde 9 de setembro e o melhor dia para o Dow desde 14 de julho.

Trump deixou o Centro Médico Militar Nacional Walter Reed na noite de segunda-feira, embora o médico da Casa Branca, Dr. Sean Conley, tenha reconhecido no início do dia que Trump ”pode não estar totalmente fora de perigo ainda”.

Enquanto isso, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, se encontraram por uma hora na segunda-feira sobre o pacote de estímulo adicional, mas não chegaram a um acordo. O porta-voz de Pelosi, Drew Hammill, disse em um tweet que os dois planejam se encontrar novamente na terça-feira.

A alta da segunda-feira foi ampla, com o Russell 2000 ganhando 2,8%, a sexta sessão positiva do índice em sete.

Na agenda econômica, está prevista a divulgação da balança comercial dos EUA, às 9h30.

Os investidores terão outra visão sobre a recuperação do mercado de trabalho na manhã de terça-feira, quando o Departamento de Trabalho divulgará sua Pesquisa de Abertura de Emprego e Rotatividade de Trabalho às 11h00. A leitura vem depois que o relatório de empregos para setembro, divulgados na sexta-feira, mostrou um crescimento do mercado de trabalho mais fraco do que o esperado.

ÍNDICES FUTUROS – 8h20:

Dow: +0,23%
SP500: -0,01%
NASDAQ: -0,19%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO