RESENHA DA BOLSA – QUINTA-FEIRA 10/09/2020

ÁSIA: As bolsas da Ásia fecharam sem direção nesta quinta-feira, depois que Wall Street interrompeu uma sequência de três dias de quedas.

O Nikkei do Japão subiu 0,88%, enquanto o índice Topix avançou 1,21.

Na Austrália, o  S & P / ASX 200 subiu 0,51%, para 5.908,50 pontos, com ações de tecnologia liderando os ganhos ao longo do dia. Os bancos, setor altamente ponderado, começaram bem, mas logo recuaram e terminaram a sessão no vermelho. Os titãs da mineração BHP e Rio Tinto adicionaram 0,5% e 1,4%, respectivamente, enquanto os produtores de ouro brilharam. A Newcrest terminou com alta de 1,8% depois de anunciar resultados de exploração encorajadores na Austrália Ocidental e Canadá. A Gold Road Resources adicionou 6,2% em uma atualização igualmente positiva. A Fortescue Metals terminou em baixa de 0,6%, após um início forte.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,87%. As ações da Kakao Games dispararam em sua estrei, encerrando o dia de negociação com mais do dobro do preço de emissão.

O índice Hang Seng de Hong Kong fechou em queda de 0,64%. As ações da Yum China caíram mais de 5% em relação ao seu preço de estreia.

Na China Continental, o composto de Xangai caiu 0,61%, enquanto o Shenzhen Component caiu 0,92%. O ChiNext, índice ao estilo Nasdaq despencou 4,69% no dia.

No sudeste da Ásia, o Jakarta Composite da Indonésia caiu 5,01%, após paralisação temporária das negociações, depois que o governo anunciou planos para restabelecer um bloqueio parcial por causa do coronavírus na capital do país.

O índice MSCI Asia ex-Japan subiu 0,18%.

EUROPA: As bolsas europeias flutuaram na manhã de quinta-feira, com investidores aguardando a reunião do Banco Central Europeu (BCE) sobre a política monetária na zona do euro.

Os observadores do mercado acreditam que o banco central pode ajustar suas políticas e pode até mesmo seguir o Federal Reserve revisando suas metas de inflação no longo prazo. Desde a última reunião, os dados econômicos mostraram sinais de desaceleração da recuperação, o euro se valorizou e o núcleo da inflação caiu para um novo recorde de baixa em agosto.

A decisão do BCE deve ser divulgada às 13h45, horário da Europa Central (8h45, horário de Brasilia), embora os analistas estejam se concentrando na entrevista coletiva com a presidente Christine Lagarde às 9h30.

Após subir 1,6% na quarta-feira, o Stoxx Europe 600 recua 0,22%. O alemão DAX 30 sobe 0,19%, o FTSE MIB da Itália avança 0,33% enquanto o francês CAC 40 cai 0,20%, o IBEX 35 da Espanha recua 0,24%

A atenção também está em Londres, onde uma reunião de emergência está sendo convocada para dirimir a decisão do Reino Unido de alterar unilateralmente seu acordo de retirada. A Bloomberg News informou que a União Europeia está considerando entrar com um processo judicial.

O FTSE 100 cai 0,46% em Londres. As mineradoras registram um dia de baixa. Anglo American cai 1,9%, Antofagasta recua 2%, enquanto Rio Tinto cai 1% e BHP perde 2,4%. Entre as empresas produtoras de petróleo, BP cai 0,9% e Royal Dutch Shell cai 0,4%.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA recuam no início de quinta-feira após forte recuperação do mercado em Wall Street no pregão regular, interrompendo uma sequência de três dias de baixa.

O S&P 500 subiu 2,01% em seu melhor dia desde junho. O Nasdaq Composite subiu 2,71% para sair do território de correção, depois que uma liquidação de importantes ações de tecnologia levou a uma forte baixa em três sessões consecutivas no benchmark.

Algumas das ações mais atingidas durante a recente queda foram destaque de alta. As ações da Tesla, recém-saídas de seu pior dia, subiram quase 11%. A gigante da tecnologia Apple subiu 4% trazendo seu valor de mercado de volta para US $ 2 trilhões.

A queda de três dias ocorreu em meio à crescente preocupação em Wall Street sobre uma bolha de tecnologia, com as principais ações de tecnologia alimentando o Nasdaq Composite a altas recordes, apesar do impacto da pandemia do coronavírus na economia. Alguns analistas disseram que o recuo não foi longe o suficiente, outros apontaram as razões pelas quais o mercado poderia recuperar seu equilíbrio, alegando que o dinheiro do investidor ainda não retornou após a liquidação induzida pela pandemia em fevereiro e março e que deve fornecer suporte para as ações.

Na agenda econômica, espera-se dados do PPI e Core PPI às 9h30 ao mesmo tempo em que será divulgado o relatório semanal de pedidos de seguro desemprego do Departamento do Trabalho. Economistas consultados pela Dow Jones esperam 850.000 novas solicitações, ante 881.000 na semana passada. Às 12h00 será divulgado os estoques semanais de petróleo dos EUA

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:

Dow: -0,39%
SP500: -0,36%
NASDAQ: -0,18%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO