RESENHA DA BOLSA – TERÇA-FEIRA 04/08/2020

ÁSIA: As ações na região Ásia-Pacífico subiram na terça-feira, com o Reserve Bank of Australia (RBA) mantendo suas configurações políticas inalteradas.

O S & P / ASX 200 da Austrália subiu 1,88%, fechando em 6.037,60 pontos. As empresas de extração mineral avançaram. BHP subiu 1,8%, Fortescue Metals subiu 2,2%, enquanto Rio Tinto avançou 2,5%. Entre as empresas de energia, Woodside Petroleum subiu 1,7%, enquanto Santos disparou 4,7%.

O RBA manteve as atuais medidas políticas, num momento em que as medidas de distanciamento social foram intensificadas no estado australiano de Victoria para conter o coronavírus. O governador da RBA, Philip Lowe, disse em um comunicado à imprensa que a recuperação da economia australiana “provavelmente será desigual e instável”, reconhecendo que o surto de coronavírus em Victoria está pesando sobre a economia do estado.

As vendas no varejo da Austrália em junho aumentaram 2,7% em relação ao mês anterior, de acordo com o Australian Bureau of Statistics. A alta foi superior às expectativas de um aumento de 2,4% em uma pesquisa da Reuters.

Na China continental, o composto de Xangai subiu 0,11%, enquanto o Shenzhen Component caiu 0,75%. O índice Hang Seng em Hong Kong subiu 2%.

As ações japonesas, que lideraram ganhos entre os principais mercados da região na segunda-feira, continuaram com fortes ganhos na terça-feira. O Nikkei subiu 1,7%, enquanto o índice Topix avançou 2,14%.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 1,29%.

No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan subiu 1,47%.

EUROPA: Os mercados começaram a sessão de terça-feira com o pé direito, mas uma enxurrada de relatórios de lucros fracos de grandes empresas europeias reverteu o ímpeto nos primeiros negócios.

Após um ganho de 2% na segunda-feira, o Stoxx Europe 600 balizam entre ligeiras altas e baixas.

As ações subiram na segunda-feira depois que a leitura final do PMI de manufatura do IHS Markit de julho mostrou que a atividade manufatureira em toda a zona euro expandiu pela primeira vez desde abril de 2019.

O francês CAC 40 sobe 0,18%, enquanto o alemão DAX 30 cai 0,43%, enquanto IBEX 35 da Espanha sobe 0,23% e o FTSE MIB da Itália avança 0,32%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,02%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American e Rio Tinto recuam 1% cada, enquanto Antofagasta cai 0,8%. Royal Dutch Shell avança 2,9%.

A BP reportou uma perda de US $ 6,7 bilhões no segundo trimestre e cortou seus dividendos pela metade depois de rebaixar o valor de alguns de seus ativos com base nas expectativas de preços mais baixos das commodities. A gigante britânica de petróleo e gás esboçou um novo plano para reduzir a exploração de petróleo e gás em 40% ao longo de uma década, aumentando os gastos em atividades de baixo carbono. As ações sobem 7% no início do pregão.

EUA: Os contratos futuros de ações dos EUA negociam em ligeira baixa na manhã de terça-feira, após os principais índices registrarem ganhos no início de agosto.

O Dow encerrou a sessão de segunda-feira com mais de 200 pontos, ou 0,89% de alta. O S&P 500 atingiu seu nível mais alto desde 21 de fevereiro e o Nasdaq fechou em um novo nível recorde. O S&P 500 encerrou a sessão a menos de 3% abaixo do recorde intradiário estabelecido em 19 de fevereiro, com ganhos da Microsoft e a Apple, que subiram 5,6% e 2,5%, respectivamente. O setor de tecnologia tem sido de longe, o setor com melhor desempenho neste ano, subindo mais de 23% nesse período.

A melhora do sentimento em Wall Street também recebeu um impulso depois que Eli Lilly iniciou um estudo em estágio avançado para o tratamento com anticorpos contra o coronavírus.  O estudo explorará se o LY-CoV555 pode impedir a propagação do vírus.

Os investidores continuam monitorando as negociações sobre um novo pacote de estímulos. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse que ela, o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer e o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, mantiveram discussões “produtivas” na segunda-feira, mas acrescentou que há ainda várias questões pendentes.

Ambos os lados indicaram que concordam com outra medida de estímulo de US $ 1.200, mas permanecem incrédulos com a assistência adicional ao desempregado.

Na agenda econômica, às 11h00 será divulgado o pedido das fábricas, assim como o otimismo econômico do IBD.

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:

Dow: -0,19%
SP500: -0,30%
NASDAQ: -0,32%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO