RESENHA DA BOLSA – QUARTA-FEIRA 05/08/2020

ÁSIA: As bolsas da Ásia tiveram um fechamento misto nesta quarta-feira, depois de um relatório apontou que os EUA e a China encontrarão para discutir o cumprimento do acordo comercial da primeira fase, enquanto as notícias da explosão em Beirute, fizeram com que investidores buscassem ativos considerados seguros, elevando os preços spot do ouro a um novo recorde, de US $ 2.030.

Autoridades de Pequim e Washington devem revisar o acordo comercial da primeira fase a partir de 15 de agosto, informou a Reuters, citando duas pessoas familiarizadas com o assunto. O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer e o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, devem participar da reunião, segundo a Reuters. O desenvolvimento acontece num momento em que as tensões entre a China e os EUA se intensificaram nas últimas semanas.

A China está em um ritmo aquém do necessário para cumprir sua promessa de compra mais produtos agrícolas dos EUA. Também comenta-se que a China suscitará preocupações com a recente repressão dos EUA contra empresas de tecnologia chinesas.

As notícias das negociações sobre acordos comerciais foram recebidas com cautela. As relações entre os EUA e a China provavelmente ficarão ainda mais tensas, depois que o governo Trump disse que o secretário de Saúde e Serviços Humanos Alex Azar visitará em breve Taiwan, a visita da mais alta autoridade americana em 41 anos à pequena nação insular. A China reivindica Taiwan como seu território.

Na China continental, o composto de Xangai subiu 0,17%, enquanto o Shenzhen Component avançou 0,73%. O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,62%.

O Índice PMI de Serviços da Caixin / Markit ficou em 54,1, abaixo da leitura de 58,4 de junho. Mesmo assim, o número de julho ficou acima da marca dos 50 que separa o crescimento da contração mensalmente.

O Kospi da Coreia do Sul saltou 1,4%.

No Japão, depois de dois dias de ganhos sólidos na semana, o Nikkei caiu 0,26%, enquanto o índice Topix encerrou o pregão um pouco menor, em 1.554,71 pontos.

Enquanto isso, na Austrália, o  S & P / ASX 200 fechou em baixa de 0,6%, em 6.001,30 pontos, enquanto o estado de Victoria registrou 740 novos casos e 15 mortes. O declínio desta quarta-feira mostrou que o ASX 200 não tem sessões consecutivas de ganhos há mais de um mês.

O setor financeiro pesou sobre o índice. O setor de materiais foi o único a fechar mais alto, à medida que os preços do ouro subiram e o minério de ferro continuou seu empurrão para US $ 120 a tonelada. As produtoras de ouro Newcrest subiu 2,9%, Northern Star avançou 4,3% e St Barbara subiu 5,2%.

Entre as gigantes, BHP subiu 0,1%, enquanto Fortescue Metals registrou outro recorde de alta, subindo 0,8%. A Rio Tinto caiu 1,1%.

No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan ganhou 0,6%.

EUROPA: As bolsas europeias negociam em alta na manhã desta quarta-feira, com os investidores digerindo outra rodada de relatórios de resultados corporativos, enquanto dados econômicos da zona do euro mais fracos do que o esperado limitam os ganhos.

A atividade comercial na zona do euro voltou a crescer em julho, embora ligeiramente abaixo das expectativas dos economistas, com um crescimento especialmente forte na França e na Alemanha. A Espanha e a Itália também registraram um novo crescimento, apesar dos recentes sinais de picos nos casos de coronavírus. A leitura final do PMI de serviços da zona do euro em julho ficou em 56,5, ante expectativa de 55,1 e 56,7 registrado no mês passado.

As vendas no varejo de junho para a zona do euro aumentaram 5,7%, também abaixo da estimativa de 6,5% e da alta sustancial de 20,3% de junho.

O índice pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,87%, enquanto o DAX 30 da Alemanha sobe 0,97% e o francês CAC 40 avança 0,91%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 1,02%, com avanço do setor de materiais. Anglo American sobe 2,5%, Antofagasta adiciona 3,3%, enquanto BHP e Rio Tinto avançam 3,1% e 1,9%, respectivamente. Entre as empresas de energia, BP dispara 4,7% e Royal Dutch Shell opera em alta de 1,6%.

Em relação aos balanços, Commerzbank registrou uma queda de 21% no lucro líquido, acima do esperado, para 220 milhões de euros (260,2 milhões de dólares) no segundo trimestre. O banco previu uma perda líquida para o ano inteiro alimentada pelo aumento das provisões para perdas com empréstimos devido à pandemia de coronavírus e à insolvência da Wirecard. As ações do Commerzbank subiam 4,4%.

A seguradora alemã Allianz registrou um declínio de 29% no lucro líquido do trimestre, para 1,53 bilhão de euros, mas disse que a segunda metade do ano será mais forte que a primeira, desde que a situação do coronavírus permaneça igual. As ações da empresa caiam 0,5% na quarta-feira de manhã.

A BMW sofreu um prejuízo líquido de 666 milhões de bilhões de euros antes de juros e impostos no segundo trimestre, contra um lucro operacional de 2,2 bilhões de euros no mesmo período do ano passado. A montadora alemã também reafirmou que o lucro antes impostos para 2020 estará significativamente abaixo dos níveis vistos em 2019. As ações caiam 3,2% no início das negociações.

EUA: O mercado futuros de ações operam em alta na manhã desta quarta-feira, enquanto os investidores aguardavam o progresso em Washington em relação a um novo pacote de estímulo para combater a crise do coronavírus.

Os líderes do Congresso da Casa Branca e do Partido Democrata relataram algum progresso nas negociações, mas permanecem distantes em alguns assuntos.

Ganhos acima do esperado da Disney ajudaram o sentimento em Wall Street. O balanço do segundo trimestre da empresa foi severamente impactado pelo fechamento de parques e o cancelamento de produções de filmes, mas parque temático e a gigante da mídia lucrou 8 centavos de dólar por ação, enquanto os analistas esperavam uma perda de 64 centavos de dólar por ação. A Disney disse que agora possui 100 milhões de assinantes pagantes em seus serviços de streaming, que incluem Disney+, Hulu e ESPN+.

Na terça-feira, os três principais índices registraram ganhos. O Dow Jones Industrial Average subiu mais de 150 pontos, pelo terceiro dia consecutivo de ganhos. O S&P 500 subiu cerca de 0,35%. O Nasdaq Composite subiu 0,35%, atingindo um novo recorde pelo quinto dia consecutivo.

A temporada de balanços continua na quarta-feira com a CVS Health, Humana e a Moderna divulgando seus relatórios antes do sino de abertura. Após o fechamento do mercado, Etsy, Roku e Square divulgam seus resultados trimestrais.

Uma série de notícias econômicas podem movimentar os mercados. Os dados da folha de pagamento privada da ADP serão divulgados às 9h15 da manhã (horário de Brasília) e os investidores estarão observando se as empresas continuaram a contratar os trabalhadores em julho. Economistas consultados pela Dow Jones esperam que 1 milhão de trabalhadores privados sejam adicionados em julho, abaixo dos 2.369 milhões adicionados em junho.

A leitura final do PMI de serviços de julho será divulgada às 10h45 da manhã. Economistas esperam uma leitura de 49,6, a mesma de junho. Por fim, a pesquisa de não manufatura do ISM deve ser lançada às 11h00. Economistas estimam uma leitura de 55, segundo a Dow Jones, abaixo de 57,1 de junho.

O Wall Street Journal disse na terça-feira que o representante comercial dos EUA Robert Lighthizer e o vice-primeiro-ministro chinês Liu se reunirão em meados de agosto para discutir o acordo comercial da “Fase Um” entre os EUA e a China.

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:

Dow: +0,69%
SP500: +0,53%
NASDAQ: +0,32%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO