RESENHA DA BOLSA – QUARTA-FEIRA 29/07/2020

ÁSIA: As bolsas da Ásia fecharam sem direção na quarta-feira, com os investidores preferindo aguardar a decisão da taxa de juros do Federal Reserve dos EUA.

As ações da China continental lideraram ganhos regionais. O composto de Xangai subiu 2,06%, enquanto o Shenzhen Component subiu 3,12%.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,45%. Na Coreia do Sul, o Kospi avançou 0,27%.

O S & P / ASX 200  na Austrália caiu 0,23%, segundo dia consecutivo de queda mas conseguiu manter-se acima de 6000 pontos, encerrando o dia em 6.006,40 pontos. O Índice de Preços ao Consumidor da Austrália caiu 1,9% no trimestre de junho de 2020, a maior queda trimestral nos 72 anos da história do CPI, segundo dados divulgados pelo Bureau of Statistics do país.

A gigante da mineração Rio Tinto e segunda maior mineradora da Austrália pagará um dividendo robusto aos acionistas por conta dos altíssimos preços do minério de ferro e lucro acima do esperado. A empresa revelou ganhos de US $ 4,75 bilhões (US $ 6,62 bilhões) nos seis meses até 30 de junho, superando as expectativas dos analistas de mercado de US $ 4,36 bilhões e que os investidores receberão um dividendo intermediário de US $ 1,55 (US $ 2,16) por ação, no entanto, o forte desempenho financeiro foi prejudicado por uma redução de US $ 1 bilhão em suas fundidoras de alumínio, que tem sofrido perdas devido aos altos custos de energia e a uma de suas minas de diamantes.

As ações fecharam em baixa de 0,7%, a US $ 103,4 na quarta-feira, antes dos resultados serem anunciados. Sua rival BHP registrou perda de 2,1%, enquanto a produtora de minério de ferro Fortescue Metals recuou 0,5%.

Entre as empresas de energia, Santos caiu 2,4%, enquanto Woodside Petroleum recuou 1,5%.

As ações japonesas ficaram aquém dos seus pares nos principais mercados da região, com o Nikkei caindo 1,15%, enquanto o índice Topix caiu 1,28%. As ações da montadora japonesa Nissan Motor despencaram 10,39%, após a empresa prever uma perda de 470 bilhões de ienes para o ano fiscal de 2020. A Canon também viu suas ações despencarem 13,46%, após a empresa ter divulgado seu último balanço, a primeira perda trimestral, de acordo com a Reuters.

No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan subiu 0,13%.

EUROPA: Os investidores europeus mantém cautela na manhã desta quarta-feira, com o aumento do número de novos casos de coronavírus em todo o mundo, enquanto monitoram a última reunião de política monetária do Federal Reserve dos EUA, assim como o impasse que atinge o novo pacote de ajuda em Washington.

Terça-feira foi o segundo dia consecutivo em que os EUA registraram mais de 1.000 mortes, enquanto a China registrou 101 novos casos de Covid-19 na quarta-feira, seu maior aumento diário em mais de três meses e meio.

A diretora-executiva de Hong Kong, Carrie Lam, alertou que a cidade enfrenta um surto que pode levar ao “colapso” de seu sistema hospitalar, com 106 novos casos registrados na terça-feira. Na França, os casos confirmados subiram de 183.079 para 183.804 na segunda-feira.

Em uma nota mais positiva, tanto a Pfizer quanto a Moderna iniciaram a fase três dos ensaios de suas vacinas, com lançamentos previstos até o final do ano.

O pan-europeu Stoxx 600 fica próximo do fechamento de ontem no início do pregão. No topo do Stoxx 600, a empresa francesa de engenharia Spie subia 9% depois de superar as expectativas de receita e lucro do primeiro semestre. No outro extremo do índice europeu de blue chips, a Network International caia 10,7% após adicionar ações no valor de 205 milhões de libras (265,5 milhões de dólares).

O alemão DAX 30 cai 0,17, o IBEX 35 da Espanha recua 0,45%, o FTSE MIB da Itália perde 0,63%, enquanto o CAC 40 da França avança 0,67%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,28%. Entre as mineradoras, Anglo American cai 0,3%, enquanto BHP recua 0,2%. Em sentido contrário, Antofagasta sobe 0,2% e Rio Tinto avança 1,3%. A gigante petrolífera BP cai 0,7%.

EUA: Os índices futuros de ações dos EUA operam com ligeira valorização no início da sessão de quarta-feira, com os investidores aguardando uma decisão do Congresso sobre antitruste das “Big Techs”, bem como os mais recentes resultados corporativos e a decisão política do Federal Reserve.

Na terça-feira, o Fed disse que estenderá a vida de seus sete programas de empréstimos por três meses, até o final do ano, um reconhecimento da gravidade da recessão.

Ainda assim, o sentimento em Wall Street era pessimista na sessão de ontem. O S&P 500 caiu 0,64%, para 3.218,44 pontos, depois que uma queda na última hora apagou o pequeno ganho do início do dia. O Dow Jones Industrial Average, DJIA, caiu 0,77%, para 26.379,28 pontos e o Nasdaq Composite recuou 1,27%, fechando em 10.402,09 pontos.

O líder da maioria no Senado dos EUA, Mitch McConnell, divulgou na segunda-feira a proposta de ajuda de US $ 1 trilhão em coronavírus, mas os democratas criticaram as limitações do pacote em comparação com uma proposta de US $ 3 trilhões que foi aprovada na Câmara dos Deputados em maio. Para complicar ainda mais, o presidente Donald Trump na terça-feira manifestou desacordo com alguns aspectos do projeto, embora as negociações continuem.

Os executivos-chefe da Amazon, Apple, Facebook e Alphabet vão testemunhar perante o Subcomitê Antitruste da Câmara nesta quarta-feira, após uma investigação sobre suas práticas competitivas. Os investidores buscarão insights sobre como as “Big Tech” estão lidando com os desafios antitruste dos reguladores.

A semana mais movimentada de ganhos corporativos seguiu rolando após o sino de fechamento na terça-feira. A Starbucks sofreu uma perda durante o último trimestre fiscal, mas a maior cadeia de café do mundo elevou sua previsão para o trimestre atual, valorizando as ações em mais de 5% no “after-market”. As ações da Advanced Micro Devices dispararam mais de 9% depois que a fabricante de chips registrou ganhos trimestrais melhores do que o esperado e emitiu um “guidance” otimista para o ano.

Os investidores avaliarão mais resultados da Boeing, General Motors e General Electric antes do sino de abertura nesta quarta-feira, enquanto a Qualcomm e PayPal estão entre as empresas que reportam após o fechamento do pregão.

O Federal Reserve encerrará sua reunião de política de dois dias que começou ontem e deve divulgar um comunicado às 15h00 (horário de Brasilia). O presidente Jerome Powell terá uma conferência com a imprensa às 15h30. Espera-se que o banco central mantenha as taxas de juros de curto prazo inalteradas em quase zero para apoiar a economia que ainda enfrenta a pandemia de coronavírus. Na terça-feira, o Fed anunciou que estenderia seus programas de empréstimos de emergência até o final de 2020.

Na agenda econômica, ainda está prevista os números da Balança comercial de bens e números preliminares dos estoques de atacado às 9h30.

Às 11h00 sairá as vendas pendentes de imóveis, enquanto às 11h30 sairá a situação dos estoques semanais de petróleo americano.

Em outras notícias, a Eastman Kodak disparou mais de 60% no “after-market” na terça-feira, depois que o presidente Donald Trump anunciou um acordo para trabalhar com o pioneiro da fotografia na produção de ingredientes para medicamentos genéricos.

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:

Dow: +0,10%
SP500: +0,21%
NASDAQ: +0,47%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO