RESENHA DA BOLSA – SEGUNDA-FEIRA 25/05/2020

ÁSIA: Os mercados asiáticos fecharam em alta nesta segunda-feira, com o sentimento do investidor permanecendo resiliente, apesar das crescentes preocupações com o relacionamento EUA-China.

O índice australiano ASX 200 subiu 2,16%, para 5.615,60 pontos, com todos os setores avançando. BHP subiu 1,4%, Rio Tinto avançou 1,5%, enquanto entre as empresas de energia, Santos subiu 3,1% e Woodside Petroleum avançou 1,9%.

No Japão, o índice Nikkei subiu 1,73%, enquanto o índice Topix subiu 1,65%. O primeiro-ministro Shinzo Abe vai suspender o estado de emergência por conta da pandemia de coronavírus em Tóquio e outras quatro prefeituras na segunda-feira, informou o Kyodo News. Abe deve realizar uma conferência à imprensa para explicar o plano de seu governo, o que deve facilitar as restrições à atividade econômica.

Mais de 5,4 milhões de pessoas em todo o mundo já foram infectadas pelo vírus, que foi relatado pela primeira vez na província chinesa de Hubei, e mais de 345.000 pessoas morreram, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Os relatos de casos confirmados de COVID-19 e mortes relacionadas diminuíram no Japão. O país registrou cerca de 820 mortes e mais de 16.000 casos confirmados do novo coronavírus.

O Kospi da Coreia do Sul subiu 1,24%.

Na China continental, o composto de Xangai  subiu 0,15%, enquanto composto de Shenzhen caiu fracionalmente, para 1.750,82 pontos.

O índice Hang Seng  em Hong Kong apagou as perdas iniciais de mais de 1% para terminar em alta de 0,1%. Na sexta-feira passada, o índice perdeu mais de 5%  depois que a China anunciou uma nova lei de segurança nacional, que, se implementada, dará a Pequim mais controle sobre Hong Kong e poderá incitar novos protestos pró-democracia na cidade. O projeto foi anunciado quando o Congresso Nacional do Povo da China (NPC), o parlamento do país, iniciou sua sessão anual e durará até 28 de maio.

O anúncio da China atraiu críticas das autoridades americanas. O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Robert O’Brien, disse no domingo que se Pequim prosseguir com a implementação da controversa lei, o governo dos EUA provavelmente imporá sanções à China.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse aos repórteres no domingo que algumas forças políticas dos Estados Unidos estavam tomando a relação bilateral de “refém” e levando as duas potências econômicas à beira de “uma nova Guerra Fria”.

Os mercados de Singapura, Índia e Indonésia permaneceram fechados devido à feriados.

Os preços do petróleo negociaram em alta nesta segunda-feira, durante o horário asiático. O petróleo bruto dos EUA  subiu 1,02%, para US $ 33,59 por barril, enquanto o Brent, de referência mundial, negociou em alta de 0,34%, a US $ 35,25.

EUROPA: As bolsas europeias negociam em alta nesta segunda-feira, enquanto os países avançam com planos graduais de reabrir suas economias e suspender as restrições de bloqueio contra o coronavírus.

A reabertura gradual da França e da Alemanha é um marco no que se espera ser o início das recuperações econômicas dos países. No domingo, as igrejas na França realizaram suas primeiras missas em dois meses, quando o governo permitiu a reabertura de casas de culto em todo o país. Algumas restrições de bloqueio na França foram amenizadas a partir de 11 de maio, como parte de uma reabertura em fases; A fase 2, que permitirá a reabertura de cafés e bares nas “zonas verdes” de menor risco do país, está prevista para 2 de junho.

O número de novos casos na Alemanha aumentou ligeiramente no fim de semana. A reabertura da Alemanha começou na primeira semana de maio, com todas as lojas autorizadas a reabrir à medida que os casos de coronavírus se estabilizavam. Cada um dos 16 estados federais do país é responsável por sua própria reabertura.

O índice Stoxx Europe 600 sobe 0,89%, depois de subir 3,6% na semana passada. Esse foi o melhor retorno semanal desde a semana que terminou em 9 de abril. O índice francês CAC 40 sobe 1,31% e o FTSE MIB Itália sobe 0,92%.

O alemão DAX 30 salta, 1,85% depois que o sentimento comercial alemão veio mais forte do que o esperado em maio, depois de “alguns meses catastróficos”, disse o instituto Ifo. O alívio gradual do bloqueio “oferece uma esperança” para os negócios, disse Clemens Fuest, presidente da Ifo.

Antes desses dados, houve uma desaceleração de 2,2% no crescimento alemão no primeiro trimestre, marcando o maior declínio desde a crise financeira e levando a economia a uma recessão.

Os mercados do Reino Unido permanecerão fechados na segunda-feira por conta do feriado de Spring Bank.

EUA: Futuros dos índices de ações dos EUA negociam em alta, embora Wall Street permaneça fechada na segunda-feira por conta do feriado do Memorial Day.

ÍNDICES FUTUROS – 7h20:

Dow: +0,83%
SP500: +0,83%
NASDAQ: +0,86%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO