RESENHA DA BOLSA – TERÇA-FEIRA 28/07/2020

ÁSIA: As bolsas da região Ásia-Pacífico operaram sem direção nesta terça-feira, com os preços do ouro recuando após renovação de seus níveis recordes, incentivando os investidores a realizar lucros após recentes altas nos mercados.

No Japão, o Nikkei caiu 0,26%, enquanto o índice Topix caiu 0,48%. As ações da montadora japonesa Mitsubishi Motors despencaram 12,64% na terça-feira, depois que a empresa anunciou na segunda-feira que espera ver uma perda de 140 bilhões de ienes (cerca de US $ 1,329 bilhão) no lucro operacional para o ano fiscal que termina em 31 de março de 2021. As ações de outras montadoras japonesas também caíram. Toyota caiu 1,5%, enquanto a Honda recuou 1,69%.

O S & P / ASX 200 da Austrália caiu 0,39%. O setor financeiro, tecnologia da informação e energia caíram mais de 1%. O setor de saúde sofreu com as notícias que o Estado de Victoria adiaria as cirurgias eletivas, pois lida com o aumento de casos de coronavírus no estado.

O ouro, que atingiu novos recordes, caiu acentuadamente no início da tarde, estimulando a venda de ações de produtores australianos de alta. A Newcrest Mining abriu em alta de US $ 2, mas devolveu parte dos ganhos e fechou em alta de 0,1%. Resolution Minning encerrou o dia em queda de 4,9%, Silver Lake caiu 3,4% e a Saracen Minerals caiu 2,9%.

Produtoras de minério de ferro como BHP e Rio Tinto, que subiram 1,9% e 1,4%, respectivamente, enquanto Fortescue Metals subiu 3,2%, depois de atingir uma alta histórica de 17,10 dólares no início do dia.

As ações na Coreia do Sul lideraram os ganhos entre os principais mercados da região. O Kospi subiu 1,76%, com a Samsung Electronics avançando 5,4%, antes do lançamento de novos smartphones na próxima semana.

Na China continental, o dia foi de alta. O composto de Xangai subiu 0,71%, enquanto o Shenzhen Component subiu 1,31%. O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,69%.

No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan subiu 0,93%.

EUROPA: As bolsas europeias tentam recuperação na manhã de terça-feira, com sinais de progresso em novos esforços de estímulo do governo dos EUA, aparentemente superando as preocupações com o crescente ressurgimento do coronavírus em todo o mundo, com novas restrições de viagem sendo impostas por vários países da Ásia e da Europa.

O Stoxx Europe 600 devolve as altas registradas na abertura da sessão. Na segunda-feira, o pan-índice recuou 0,3%.

O alemão DAX 30 cai 0,45%, CAC 40 da França recua 0,79%, o FTSE MIB da Itália cai 1,07%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,22%. Entre as mineradoras, Antofagasta cai 1,5%, BHP cai 1,2%, Rio Tinto perde 1,6%, enquanto as produtoras de petróleo avançam. BP sobe 0,7% e Royal Dutch Shell avança 0,9%.

Na Espanha, o IBEX 35 sobe 0,22%. A taxa de desemprego da Espanha subiu 15,33% no segundo trimestre, ante 14,41% no primeiro trimestre de 2020, refletindo o impacto negativo no mercado de trabalho com as medidas de bloqueio para conter a pandemia de coronavírus.

As reivindicações de seguro-desemprego aumentaram 55.000 no segundo trimestre. Milhares de empresas espanholas se inscreveram em um programa temporário na qual o governo subsidia parcialmente os salários dos trabalhadores para evitar a perda de empregos. Esses trabalhadores não estão incluídos nos números de desemprego.

Os números de emprego registraram uma queda de mais de um milhão de pessoas no segundo trimestre, atingindo um total de 18,6 milhões de empregados.

EUA: Os contratos futuros dos índices de ações dos EUA caem no início das negociações na terça-feira, com os investidores se preparando para uma série de ganhos de várias empresas americanas.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, divulgou o plano republicano de alívio à crise do coronavírus na segunda-feira após fechamento do mercado. O projeto incluiria alívio para os americanos desempregados, outro pagamento direto a indivíduos de até US $ 1.200, mais fundos de empréstimos à pequenas empresas do Programa de Proteção ao Pagamento, entre outras disposições. McConnell disse que o projeto fixaria o seguro federal de desemprego em 70% do salário anterior do trabalhador, substituindo os US $ 600 por semana que o governo deixou de pagar esta semana.

Na segunda-feira, o Dow Jones Industrial Average subiu 114,88 pontos, ou alta de 0,43%. O S&P 500 saltou 0,75%, elevando seu ganho acumulado no ano para quase 0,3%.

O Nasdaq Composite subiu 1,67%, ajudado por ganhos das gigantes de tecnologia. A Netflix subiu mais de 3%, a Amazon ganhou 1,5% e a Apple avançou quase 2,5%.

Várias empresas também anunciaram na segunda-feira o início de testes em humanos em estágios finais, enquanto a corrida para encontrar uma vacina contra o coronavírus continua. A farmacêutica americana Pfizer e a empresa alemã de biotecnologia BioNTech disseram que começaram testes em humanos em estágio final para uma potencial vacina contra o coronavírus. O anúncio das empresas ocorreu no mesmo dia em que a empresa de biotecnologia Moderna, também desenvolvendo uma das principais candidatas a vacinas, disse que iniciou testes em estágio avançado.

A semana mais movimentada da temporada de balanços continua nesta terça-feira, com a 3M, McDonald’s Pfizer, JetBlue e Raytheon Technologies prontas para relatar seus números antes do sino de abertura. Visa, Advanced Micro Devices, Amgen, eBay, Mondelez International e Starbucks reportam após o sino de fechamento.

Até agora, os relatórios de lucros foram melhores do que as previsões de Wall Street, embora ainda muito abaixo do que no ano anterior por causa da pandemia.

Os investidores também estarão de olho nas atualizações do Congresso, que está trabalhando para aprovar outro pacote de estímulo ao coronavírus.

O Federal Reserve inicia sua reunião de política de dois dias na terça-feira, seguida pela decisão sobre a taxa de juros na quarta-feira. O FOMC decidiu manter o intervalo alvo para a taxa de fundos federais entre 0-0,25% em sua última reunião em junho, enquanto continuava a lidar com o impacto da pandemia de coronavírus (COVID-19) na economia dos EUA.

Na agenda econômica, o índice de Confiança do Consumidor do Conference Board para julho sairá às 11h00, ao mesmo tempo que será divulgado o índice de manufatura de Richmond.

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:

Dow: -0,36%
SP500: -0,31%
NASDAQ: -0,36%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO