RESENHA DA BOLSA – TERÇA-FEIRA 26/01/2021

ÁSIA: A maioria das bolsas asiáticas fechou em baixa nas negociações de terça-feira.

O índice Hang Seng em Hong Kong caiu 2,55%, fechando em 29.391,26 pontos. As ações da gigante chinesa de tecnologia Tencent, listadas em Hong Kong, despencaram 6,26%, enquanto Meituan também registrou grandes perdas ao cair 5,3%.

Na China Continental, o composto de Xangai caiu 1,51% para 3.569,43 pontos, enquanto o Shenzhen Component caiu 2,28%, para 15.352,42 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul recuou 2,14%, em 3.140,31 pontos.

No Japão, o Nikkei caiu 0,96%, em 28.546,18 pontos, enquanto o índice Topix fechou 0,75% mais baixo. A ata da reunião de política monetária do Banco do Japão em dezembro mostrou que o banco central “não hesitaria em tomar medidas adicionais de flexibilização, se necessário”, enquanto monitora o impacto do Covid-19. “Com base nisso, a maioria dos membros compartilhou da opinião de que, quanto às taxas de juros, seria de se esperar que as taxas de juros de curto e longo prazo permanecessem nos níveis atuais ou mais baixos”, acrescentou a ata.

Os mercados na Austrália e na Índia permaneceram fechados na terça-feira por conta de feriados.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico, exceto Japão caiu 1,72%.

As ações de fornecedores da Apple na Ásia fecharam sem direção, depois que as ações da gigante de tecnologia com sede em Cupertino nos Estados Unidos renovaram sua máxima histórica na segunda-feira. No Japão, as ações da Taiyo Yuden valorizaram 1,49%, enquanto a Murata Manufacturing avançou 0,66%. Em Taiwan, as ações da Hon Hai Precision Industry, mais conhecida como Foxconn, caíram 0,81%, enquanto a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company caiu 2,53%. As ações da LG Display na Coreia do Sul aumentaram 2,34%. As ações da AAC Technologies em Hong Kong caíram 3%.

EUROPA: As principais bolsas europeias sobem na manhã desta terça-feira, com os investidores de olho em uma batalha iminente entre a fabricante de vacinas AstraZeneca e a UE e na incerteza política na Itália.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte deve renunciar nesta terça-feira, em meio à crise política que custou a maioria parlamentar da coalizão governista. A decisão forçará o presidente Sergio Mattarella a tentar costurar uma nova aliança de governo ou antecipar as eleições. O premiê viu sua coalizão desmoronar depois que o ex-primeiro-ministro Matteo Renzi decidiu retirar o partido Italia Viva do governo por divergências quanto à alocação de recursos mobilizados pelo fundo de recuperação da União Europeia. Desde então, Conte tentou negociar o apoio de outras legendas, mas não teve sucesso.

Na semana passada, Senado e Câmara aprovaram voto de confiança ao líder, porém, com apoio político reduzido, Conte enfrentou pertinente pressão para deixar o cargo e tentar formar um novo gabinete. O primeiro-ministro, agora, espera conseguir novas parcerias.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 1,06% nas negociações matinais, com os serviços financeiros subindo, enquanto as ações de viagens e lazer caem.

O alemão DAX 30 sobe 1,47%, o francês CAC 40 0,96%, enquanto o IBEX 35 da Espanha e o FTSE MIB da Itália sobe 0,98%, 0,73%, respectivamente.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,55%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American cai 0,3%, Antofagasta perde 0,7%, BHP recua 0,5%, enquanto Rio Tinto sobe 0,4%. Entre as gigantes do petróleo, BP cai 0,2% e Royal Dutch Shell sobe 0,4%.

A farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca foi acusada pela UE de não fazer o suficiente para resolver uma divergência entre a quantidade de doses ela deverá fornecer ao bloco. A vacina AstraZeneca ainda não foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos, mas a medida parece ser iminente. A AstraZeneca disse na semana passada que está enfrentando problemas na produção.

Entre outras notícias sobre o coronavírus, a Moderna disse na segunda-feira que está acelerando o trabalho em uma vacina de reforço contra o Covid-19 para a variante descoberta recentemente na África do Sul. Os pesquisadores da empresa disseram que sua atual vacina contra o coronavírus parece funcionar contra as duas novas cepas encontradas no Reino Unido e na África do Sul.

Entre os ganhos corporativos, o UBS divulgou nesta terça-feira um lucro líquido de US $ 1,71 bilhão no quarto trimestre de 2020, um salto de 137% sobre o ano anterior e superando as expectativas dos analistas de US $ 967 milhões, de acordo com a Refinitiv. As ações do maior administrador de fortunas do mundo subiram 4% nas primeiras negociações.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA operam em território negativo na manhã de terça-feira, com Wall Street se preparando para a temporada de lucros corporativos.

O movimento nos futuros segue um dia volátil em Wall Street, que viu o S&P 500 subir 0,36%, renovando seu recorde de alta, depois de cair mais de 1% no início da sessão. O Nasdaq Composite também estabeleceu um novo recorde ao subir 0,69%, enquanto o Dow Jones Industrial Average caiu 0,12%.

A sessão de segunda-feira foi marcada por grandes oscilações nas ações, incluindo GameStop e AMC Entertainment, com investidores de varejo apostando contra fundos de hedge de venda à descoberto.

A terça-feira traz os resultados corporativos de empresas com mais impacto nos índices. A General Electric, Verizon e a Johnson & Johnson devem divulgar os resultados antes do sino de abertura, enquanto a gigante da tecnologia Microsoft anunciará seus ganhos fiscais do segundo trimestre após o sino de fechamento.

Os investidores também estão esperando os resultados de outras grandes empresas de tecnologia e uma nova declaração de política do Federal Reserve mais para o final da semana.

Os lançamentos econômicos de terça-feira incluem dados sobre a confiança do consumidor e os preços de imóveis.

Terça-feira também será o primeiro pregão após a confirmação de Janet Yellen como secretária do Tesouro. A ex-presidente do Fed se torna a primeira mulher a ocupar o cargo.

Em relação ao Covid-19, autoridades de saúde e legisladores continuaram a advertir o público sobre novas cepas do vírus. A Moderna disse na segunda-feira que sua vacina fornece alguma proteção contra uma variante encontrada na África do Sul e que sua vacina parece funcionar contra as duas cepas encontradas no Reino Unido e na África do Sul, embora pareça que pode ser menos eficaz contra elas.

Enquanto isso, as autoridades de Minnesota relataram o primeiro caso confirmado nos EUA da cepa encontrada no Brasil.

ÍNDICES FUTUROS – 7h20:

Dow: -0,09%
SP500: -0,21%
NASDAQ: -0,32%

COMMODITIES:

MinFe Dailan: -1,54%
Brent: -0,27%
WTI: -0,38%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO