RESENHA DA BOLSA – TERÇA-FEIRA 21/07/2020

ÁSIA: Os mercados da região Ásia-Pacífico seguiram Wall Street e fecharam em alta na terça-feira, apoiados por uma série de notícias positivas com possíveis vacinas contra o coronavírus, além de um provável acordo europeu sobre um fundo para combater os danos da pandemia.

A Pfizer e a BioNTech relataram dados positivos iniciais sobre uma candidata a vacina contra o coronavírus. A vacina da Universidade de Oxford e AstraZeneca também mostrou uma resposta imunológica positiva em um estudo inicial.

A pandemia de coronavírus, relatada pela primeira vez na China no final do ano passado, infectou mais de 14,6 milhões de pessoas e matou mais de 608.000.

Na China continental, o composto de Xangai recuperou de perdas iniciais e fechou em alta de 0,20%, enquanto o índice Shenzhen Component subiu 0,65% e o Shenzhen Composite subiu 0,72%. A Moody’s Investors Service disse em um relatório que os lucros das empresas chinesas devem crescer mais lentamente ou até diminuir este ano devido ao impacto da pandemia antes de recuperar em 2021. A revisão de baixa impactou mais as empresas de automóveis e petróleo e gás e que a qualidade do crédito deve enfraquecer, especialmente para empresas em setores vulneráveis ​​que são mais afetados por receitas reduzidas, margens e cadeias de fornecimento interrompidas.

No Japão, o Nikkei subiu 0,73% e o índice Topix avançou 0,36%.

O índice Kospi da Coreia do Sul subiu 1,39%, enquanto o índice Hang Seng de Hong Kong avançou 2,31%.

Na Austrália, o ASX 200 avançou 2,58%, fechando em 6.156,30 pontos, com o sub-índice financeiro altamente ponderado avançando 2,9%. Entre as mineradoras, BHP subiu 1%, Rio Tinto avançou 0,8% e Fortescue Metals fechou em alta de 2,8%. As empresas de energia também tiveram um dia de alta. Santos subiu 3,2% e Woodside Petroleum avançou 2,5%.

Os preços do petróleo negociaram em alta na terça-feira durante o horário asiático. O petróleo bruto dos EUA negociou em alta de 0,47% a US $ 41 por barril, enquanto o benchmark global Brent subiu 0,72%, para 43,59 dólares.

EUROPA: As bolsas europeias avançam na manhã desta terça-feira, depois que os líderes da União Europeia chegaram a um acordo sobre um fundo de recuperação de 750 bilhões de euros (857 bilhões de dólares) para ajudar a região a se recuperar da crise por conta do coronavírus após maratona de quatro dias de negociações.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse acreditar que este acordo será visto como “evento crucial” para a Europa.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 1,75%, com bancos liderando os ganhos.

O alemão DAX 30 sobe 1,82% e entra em território positivo no ano. O francês CAC 40 sobe 1,39%, enquanto o IBEX 35 da Espanha sobe 2,13% e o FTSE MIB da Itália avança 2,36%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,55%. Entre as mineradoras, Anglo American cai 0,3%, Antofagasta recua 1,1%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto caem 2,4% e 1,8%, respectivamente. Em sentido contrário, BP sobe 2% e Royal Dutch Shell opera em alta de 1,6%.

O Reino Unido acusou a Rússia de interferir em seu sistema político. O Comitê de Inteligência e Segurança do Reino Unido publicou o relatório na manhã de terça-feira, apesar de ter sido concluído em março de 2019 e enviado ao primeiro-ministro Boris Johnson em outubro. A publicação do relatório foi adiada durante discussões sobre o Brexit no final do ano passado, quando realizou a eleição geral em dezembro e depois por conta da pandemia de coronavírus, mas críticos do governo dizem que estavam tentando suprimir a notícia.

A Rússia negou as acusações, com seu embaixador no Reino Unido dizendo à BBC em uma entrevista no fim de semana que “não interferimos nada. Não vemos nenhum ponto de interferência porque, para nós, seja o Partido Conservador ou o Partido Trabalhista à frente deste país, tentaremos estabelecer relações e estabelecer melhores relações do que agora”.

O relatório vem em um período de alta tensão entre a Rússia e o Ocidente. Na quinta-feira passada, EUA, Reino Unido e Canadá acusaram a Rússia de tentar roubar informações e pesquisas sobre possíveis vacinas contra o coronavírus em desenvolvimento por órgãos acadêmicos e farmacêuticos.

A Rússia negou as acusações com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, dizendo à agência de notícias TASS que “a Rússia não tem nada a ver com essas tentativas. Não aceitamos essas acusações nem as últimas alegações infundadas de interferência nas eleições de 2019”.

EUA: Os futuros de ações apontam para uma abertura positiva em Wall Street, após um forte desempenho em ações de tecnologia empurrar o S&P 500 para território positivo no ano.

Na segunda-feira, um forte desempenho nas ações de tecnologia levou o Nasdaq Composite a subir 2,5%. A Amazon liderou os ganhos com um salto de 7,9% na segunda-feira, seu melhor dia desde dezembro de 2018. O Nasdaq 100, que consiste nas 100 maiores empresas não financeiras do índice, registrou alta de 2,8% no seu melhor dia desde abril.

A IBM ganhou 4,7% depois que a empresa reportou ganhos acima do esperado no segundo trimestre. A IBM melhorou as margens brutas em três de suas cinco unidades no último trimestre.

O mercado também animou uma série de notícias positivas na frente da vacina. A Pfizer e a BioNTech relataram dados positivos de sua vacina contra o coronavírus. Enquanto isso, outra vacina, da Universidade de Oxford e da AstraZeneca também mostrou uma resposta imunológica positiva em um teste inicial.

Com os ganhos de segunda-feira, o S&P 500 registra um ganho de 0,6% no ano, enquanto a Nasdaq subiu 20% este ano. O Dow está em baixa de 6,5% em 2020.

Os investidores também estão monitorando as negociações em Washington sobre a próxima lei de alívio contra o coronavírus. Os legisladores sofrem pressão para aprovar uma lei antes do final do mês, quando o subsídio federal de US $ 600 por semana deve expirar.

Mais empresas reportarão ganhos trimestrais na quarta-feira. Coca-Cola e Philip Morris devem reportar os resultados antes do sino de abertura, enquanto a United Airlines reportará após o fechamento do mercado.

Não há dados relevantes para ser divulgado.

ÍNDICES FUTUROS – 7h55:

Dow: +0,63%
SP500: +0,68%
NASDAQ: +0,76%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO