RESENHA DA BOLSA – TERÇA-FEIRA 16/06/2020
ÁSIA: As bolsas na região da Ásia registraram ganhos substanciais na sessão desta terça-feira, com investidores reagindo aos recentes anúncios de diversos bancos centrais.
O Banco Central da Austrália divulgou a ata sua última reunião de política monetária nesta terça-feira. O conselho do banco central “reconheceu que o alívio substancial, coordenado e sem precedentes da política fiscal e monetária na Austrália estava ajudando a economia nesse período difícil” e que “era provável que esse apoio fiscal e monetário fosse necessário por mais algum tempo”.
O Banco do Japão elogiou suas principais ferramentas políticas após fim de sua reunião de política monetária, sem alterar a sua taxa de juros de referência de -0,1%, no entanto, o banco central expandiu seu “Programa Especial”, incluindo compras de papeis comerciais e títulos corporativos e seus programas de empréstimos para bancos comerciais de 75 trilhões de ienes a 110 trilhões de ienes (US $ 690 bilhões a US $ 1,02 trilhão).
O banco central japonês disse que “a economia provavelmente permanecerá em uma situação grave “por enquanto”, devido ao impacto do COVID-19 no país e no exterior, embora se espere que a atividade econômica retorne gradualmente. Por enquanto, o Banco acompanhará de perto o impacto do COVID-19 e não hesitará em tomar medidas adicionais de atenuação, se necessário e também espera que as taxas de juros de políticas de curto e longo prazo permaneçam em seus níveis atuais ou abaixo delas”.
O Federal Reserve dos EUA anunciou segunda-feira mais medidas para apoiar o mercado. O Fed disse que compraria títulos corporativos individuais, marcando uma abordagem mais ampla à compra de títulos corporativos.
O Nikkei do Japão subiu 4,88%, com as ações da fabricante de robôs Fanuc disparando 6,74%, enquanto o índice Topix avançou 4,09%.
Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 5,28%, fechando em 2.138,05 pontos. O won coreano enfraqueceu contra o dólar depois de relatos de que a Coreia do Norte explodiu um escritório de ligação entre os 2 países em uma cidade fronteiriça. O Ministério da Unificação da Coreia do Sul disse: “Confirmamos que (a Coreia do Norte) bombardeou e demoliu o escritório de ligação inter-coreano no Complexo Industrial de Gaesong.
O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 2,39%, enquanto na China continental, o composto de Xangai subiu 1,44%.
Na Austrália, o S & P / ASX 200 subiu 3,89%, fechando em 5.942,30 pontos.
No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan subiu 2,59%.
A China registrou mais 40 infecções por coronavírus na terça-feira, depois de aumentar o número de testes e bloqueio em partes da capital para controlar o que parece ser o maior surto em mais de dois meses. Os novos casos incluíram 27 em Pequim, onde um novo surto foi localizado no mercado de Xinfadi, maior mercado atacadista da cidade e eleva o total de casos da cidade para 106 desde sexta-feira.
Os testes foram feitos em trabalhadores do mercado ou em pessoas que tivessem visitado o local nas últimas duas semanas ou a qualquer pessoa que tivesse entrado em contato com qualquer desses grupos. Carnes frescas e frutos do mar estavam sendo inspecionados na cidade e em outras regiões.
Especialistas dizem que a comida é uma fonte improvável de transmissão, embora o vírus possa sobreviver nas superfícies e nas embalagens por um período de tempo. Uma pessoa infectada que visitou ou trabalhou no mercado é considerada uma fonte mais provável.
As comunidades residenciais em torno do mercado foram bloqueadas, onde três casos foram confirmados. Ao todo, 90.000 pessoas foram afetadas pelo bloqueio nos dois bairros da cidade de 21 bilhões de habitantes.
A China afrouxou maior parte de seus controles depois que o governo declarou vitória sobre o vírus em março, mas Pequim suspendeu o reinício das aulas em algumas escolas primárias na segunda-feira e reverteu o relaxamento de algumas medidas de isolamento social.
Dos novos casos relatados pelo Ministério da Saúde na terça-feira, oito foram importados por viajantes chineses que retornaram ao país, quatro foram relatados na província de Hebei, perto da capital e outro foi detectado na província de Sichuan, no sudoeste do país, que teve relativamente poucos casos. Nenhuma nova morte foi relatada e 210 pessoas permaneceram em tratamento, enquanto outras 114 estão sendo monitoradas isoladamente por mostrar sinais de COVID-19 ou por testar positivo para o vírus, mas sem mostrar sintomas.
EUROPA: As bolsas europeias avançam, com os investidores reagindo ao último anúncio do Federal Reserve dos EUA.
O Stoxx 600 saltou 2,1% no início da sessão desta terça-feira, com o setor de viagens e lazer liderando os ganhos no pan-índice. O alemão DAX 30 sobe 2,89%, o CAC 40 da França avança 2,42%, enquanto IBEX 35 da Espanha sobe 2,71% e o FTSE MIB da Itália avança 3,17%.
Em Londres, o FTSE 100 sobe 2,62%, com forte avanço nos papeis ligados à commodities. Anglo American sobe 3,8%, Antofagasta avança 2,2%,, BHP sobe 2,6%, Rio Tinto sobe 1,9%. As gigantes petrolíferas BP e Royal Dutch Shell sobem 1,9% cada.
Entre os dados econômicos, os preços ao consumidor alemães em maio caíram 0,1% em comparação com abril, confirmando a estimativa preliminar e em linha com a previsão dos economistas, que continuaram desacelerando, impulsionados por uma queda acentuada nos preços da energia, disse terça-feira o escritório de estatísticas alemão Destatis.
Nas normas da União Europeia, os preços permaneceram inalterados a partir de abril, também em linha com as previsões. Os preços ao consumidor subiram 0,6% nas normas nacionais e os preços subiram 0,5% nas normas da UE.
No Reino Unido, 528.900 desempregados solicitaram seguro-desemprego em maio, aumentando para o universo de 2,8 milhões. A taxa de desemprego nos três meses até abril subiu 0,1 pontos, para 3,9%, enquanto o número de empregados em maio caiu mais de 600.000 em comparação com março.
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson sinalizou na segunda-feira que um acordo sobre o Brexit com a União Europeia é possível em julho, já que os dois lados prometeram acelerar o ritmo das negociações na esperança de garantir um novo acordo comercial.
EUA: Os contratos de futuros vinculados aos principais índices de ações dos EUA operam em alta substancial no início da terça-feira, após um relatório da Bloomberg dizendo que o governo do presidente Donald Trump está preparando uma proposta de infraestrutura de US $ 1 trilhão.
A Bloomberg, citando pessoas familiarizadas com o plano, disse que uma versão preliminar reservaria a maior parte do dinheiro para projetos de infraestrutura tradicionais, como estradas e pontes, embora os fundos também fossem reservados para infraestrutura do 5G e banda larga rural.
No início da sessão, os futuros da Dow subiram mais de 500 pontos. Alguns desses ganhos foram reduzidos após relatos de que a Coreia do Norte explodiu um escritório de ligação inter-coreano em uma cidade fronteiriça.
Na terça-feira, as ações iniciaram uma recuperação impressionante nos mercados acionários dos EUA após o Federal Reserve anunciar durante a sessão de segunda-feira que começará a comprar uma carteira ampla e diversificada de títulos corporativos, estendendo um programa que até agora estava limitado à compra de fundos negociados em bolsa. O Fed indicou no início da primavera que compraria títulos no mercado primário, mas o anúncio de segunda-feira expandiu suas operações para o mercado secundário.
O Dow Jones Industrial Average subiu 157,62 pontos ou alta de 0,62% na segunda-feira depois de cair mais de 760 pontos no início da sessão. O S&P 500 subiu 0,83%, fechando em 3.066,59 pontos, enquanto o Nasdaq Composite avançou 1,43%, para 9.726,02 pontos. O S&P 500 e o Nasdaq haviam caído 2,5% e 1,9%, respectivamente, antes de apagar essas perdas.
Na agenda econômica, está prevista os mais recentes números de vendas no varejo, uma visão fundamental da atividade de gastos do consumidor às 9h30, bem como os dados de produção industrial às 10h15 e relatório sobre as vendas e os estoques do setor atacadista às 11h00.
ÍNDICES FUTUROS – 7h50:
Dow: +1,82%
SP500: 1,28%
NASDAQ: +1,23%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.
Autor: HARAMOTO
comentários recentes