RESENHA DA BOLSA – TERÇA-FEIRA 05/01/2021
ÁSIA: As principais bolsas asiáticas fecharam sem direção nesta terça-feira.
No Japão, o Nikkei caiu 0,37%, enquanto o índice Topix encerrou seu pregão 0,19% mais baixo. O governo está considerando declarar estado de emergência em Tóquio e várias cidades vizinhas já na quinta-feira, em uma tentativa de conter a disseminação do vírus. O governador de Tóquio, Yuriko Koike e os governadores de Saitama, Chiba e Kanagawa pediram ao governo no fim de semana que declarasse a emergência depois que a capital registrou 1.337 casos diários na véspera de Ano Novo.
Na Austrália, o S & P / ASX 200 recuou 0,03%, em 6.681,90 pontos. Kospi da Coréia do Sul saltou 1,57%, fechando em 2.990,57.
Na China continental, o composto de Xangai subindo 0,73%, enquanto o Shenzhen Component subiu 2,16%.
O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,64%. As ações das gigantes chinesas das telecomunicações subiram nas negociações de terça-feira, depois que a Bolsa de Valores de Nova York anunciou que não vai mais remover as empresas de suas listagens. As ações da China Mobile listadas em Hong Kong dispararam 5,13%, enquanto a China Unicom subiu 8,5%. As ações da China Telecom saltaram 3,35%.
Kospi da Coreia do Sul saltou 1,57%, fechando em 2.990,57.
O índice MSCI para Ásia-Pacífico exceto Japão fechou em alta de 0,74%.
EUROPA: As bolsas europeias sobem na manhã de terça-feira, com os investidores monitorando a pandemia do coronavírus e a imposição de mais restrições na região.
O investidor europeu está acompanhando a velocidade da implantação das vacinas contra o coronavírus na Europa continental e um terceiro bloqueio nacional que foi imposto na Inglaterra. Em um discurso televisionado na noite de segunda-feira, o primeiro-ministro Boris Johnson alertou que as próximas semanas “serão as mais difíceis até agora”. Todos depositam muitas esperanças nas vacinas da Pfizer / BioNTech e da Oxford University-AstraZeneca, que começou na segunda-feira.
A Alemanha também deve estender suas medidas de bloqueio na terça-feira. De acordo com relatos da mídia, as restrições atuais, que incluem o fechamento de escolas, varejistas e restaurantes, devem continuar até pelo menos o final de janeiro.
O pan-índice Stoxx 600 negocia em ligeira alta de 0,03%, enquanto o alemão DAX 30 recua 0,03%, o italiano FTSE MIB cai 0,10%. O francês CAC 40 sobe 0,02%, enquanto o IBEX 35 da Espanha sobe 0,17%.
No Reino Unido, o FTSE 100 sobe 0,38%. Após uma forte alta no pregão de ontem, as mineradoras listadas na LSE registram um desempenho mais tímido. Anglo American cai 0,12%, BHP recua 0,4%, Rio Tinto perde 0,7%, enquanto Antofagasta sobe 0,2%. Entre as produtoras de petróleo, BP sobe 2,6% e Royal Dutch Shell avança 2,8%.
EUA: Os futuros dos índices de ações sobem ligeiramente nas negociações da manhã de terça-feira, depois que Wall Street sofreu no início do ano.
Os movimentos nos futuros ocorrem após uma forte liquidação em Wall Street no pregão de ontem. O S&P 500 caiu 1,48%, registrando seu pior desempenho diário desde 27 de outubro. Dez dos 11 setores do S&P 500 registraram perdas, liderados por imobiliárias. O Dow fechou em queda de 382 pontos depois de cair até 700 pontos no início do dia. O Nasdaq Composite caiu 1,47%, pesada pelas perdas do bloco conhecido por FAANG.
A liquidação ocorre antes do segundo turno das eleições na Geórgia, na terça-feira, que determinará se os republicanos conseguirão manter o controle no Senado. Enquanto isso, o aumento dos casos da Covid-19 em todo o mundo e as novas restrições de bloqueio continuaram a manter os investidores sob cautela.
Muitos temem que o aumento das taxas de impostos e políticas mais progressistas possam se tornar realidade se os democratas ganharem o controle do Senado. No entanto, tal resultado pode criar uma oportunidade para um pacote de gastos maior e mais rápido, o que ajudará a apoiar o mercado, como um pacote para infraestrutura e mesmo que os democratas ganhem o controle, a margem será muito pequena.
Na agenda econômica, às 12h00 sairá o ISM Manufacturing PMI
ÍNDICES FUTUROS – 7h45:
Dow: +0,13%
SP500: +0,13%
NASDAQ: +0,11%
COMMODITIES:
MinFe Dailan: +4,00%
Brent: +0,29%
WTI: +0,49%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.
Autor: HARAMOTO
comentários recentes