RESENHA DA BOLSA – TERÇA-FEIRA 01/12/2020
ÁSIA: As bolsa asiáticas subiram nesta terça-feira, com os investidores reagindo ao lançamento de mais uma pesquisa sobre a atividade manufatureira da China.
O Índice PMI de manufatura da Caixin / Markit de novembro ficou em 54,9, sua maior leitura em uma década. Leituras de PMI acima de 50 significam expansão, enquanto aquelas abaixo desse nível representam contração. Na segunda-feira, o PMI oficial de manufatura de novembro chegou a 52,1, de acordo com o National Bureau of Statistics, a maior leitura em mais de três anos.
As ações da China Continental fecharam em alta: o composto de Xangai subiu 1,77%, enquanto o Shenzhen Component subiu 1,91%. O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,86%.
No Japão, o Nikkei avançou 1,34%, enquanto o índice Topix adicionou 0,77%.
O Kospi da Coreia do Sul fechou em alta de 1,66%.
Na Austrália, o S & P / ASX 200 subiu 1,08%, ajudada pelas mineradoras. BHP subiu 0,9%, Fortescue Metals avançou 0,1%, enquanto Rio Tinto fechou em alta de 0,8%. Entre as produtoras de petróleo, Santos caiu 1% e Woodside Petroleum recuou 1,4%.
O Banco da Reserva da Austrália (RBA) manteve as suas taxas estáveis. O governador do RBA, Philip Lowe, em um comunicado disse que “o Conselho não aumentará a taxa até que a inflação real esteja de forma sustentável dentro da faixa-alvo de 2% a 3% e manterá o tamanho do programa de compra de títulos sob revisão, especialmente à luz da evolução das perspectivas para empregos e inflação. O Conselho está preparado para fazer mais, se necessário”.
O índice MSCI para Ásia-Pacífico exceto Japão subiu 1,26%.
EUROPA: Os índices europeus sobem nesta terça-feira, à medida que o otimismo com as vacinas e os dados positivos de manufatura da China impulsionaram as ações, embora a incerteza sobre um acordo pós-Brexit continue sendo uma incógnita sobre os mercados europeus, já que as conversas sobre os detalhes da saída completa do Reino Unido da União Europeia permanecem com poucos sinais de resolução em seus últimos dias até o final do ano.
O Stoxx 600 ganha 0,97%, com os bancos liderando os ganhos. O início positivo do primeiro dia de negociação de dezembro vem após um excelente mês para as ações europeias, com o pan-índice batendo um recorde mensal depois de subir 14% em novembro.
O otimismo com a aprovação regulatória das vacinas contra o COVID-19 continua a ser uma força positiva nos mercados. Biotech Moderna, uma das três empresas que desenvolvem uma vacina com alto nível de eficácia em ensaios, pediu o uso emergencial de sua vacina no Reino Unido.
O alemão DAX 30 sobe 0,96%, o francês CAC 40 avança 1,05%, enquanto o IBEX 35 da Espanha e o FTSE MIB da Itália, sobem 0,97% e 0,41%, respectivamente.
Em Londres, o FTSE 100 dispara 1,90%, liderando seus pares regionais. Entre as mineradoras listadas na LSE, sensíveis aos movimentos comerciais à economia chinesa, registram ganhos. Anglo American sobe 3,7%, Antofagasta sobe 1,6%, BHP avança 3%, enquanto Rio Tinto opera em alta de 2,3%. As produtoras de petróleo também impulsiona o benchmark londrino. BP sobe 3,5% e Royal Dutch Shell avança 3,6%.
A OPEP e seus aliados OPEP+, liderados pela Rússia deveriam realizar uma reunião sobre sua política conjunta de produção de petróleo nesta terça-feira, mas a OPEP+ adiou as negociações sobre a política de produção do próximo ano para quinta-feira, conforme a Reuters, citando três fontes, visto que os principais participantes ainda estão em desacordo sobre quanto de petróleo devem bombear em meio à fraca demanda.
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) espera que a economia global ganhe impulso nos próximos dois anos, com o crescimento real do PIB sendo projetado para atingir níveis pré-pandêmicos até o final de 2021.
EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem na manhã de terça-feira, depois que os principais benchmarks registraram ganhos mensais acentuados em novembro.
O Dow subiu 11,8% em novembro, apresentando seu melhor desempenho mensal desde janeiro de 1987. O S&P 500 e o Nasdaq Composite subiram 10,8% e 11,8%, respectivamente, seus maiores avanços mensais desde abril. O rali de novembro aconteceu em meio a uma série de notícias positivas sobre a vacina contra o coronavírus, o que aumentou a esperança de uma forte recuperação econômica. O iShares Russell 1000 Value ETF (IWD) subiu 13,4% no mês e ultrapassou sua contraparte iShares Russell 1000 Growth ETF (IWF) em mais 3 pontos percentuais.
Dados compilados pela Universidade Johns Hopkins mostram que mais de 13 milhões de casos de Covid-19 foram confirmados nos EUA, juntamente com mais de 266.000 mortes. Em Nova York, o governador Andrew Cuomo disse que o Estado está implementando medidas hospitalares de emergência à medida que os casos continuam aumentando.
Na segunda-feira, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve dos EUA, alertou que o recente aumento dos casos de coronavírus pode pesar sobre economia. Analistas dizem que isso tranquilizou os mercados. Enquanto isso, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, classificou as perspectivas econômicas dos EUA de ”extraordinariamente incertas” e que o “aumento de novos casos COVID-19, tanto aqui quanto no exterior, é preocupante e pode ser um desafio nos próximos meses”. “Uma recuperação econômica total é improvável até que as pessoas estejam confiantes de que é seguro se engajar novamente em uma ampla gama de atividades.”
Powell deve comparecer na terça-feira perante o Comitê Bancário do Senado com o Secretário do Tesouro Steven Mnuchin às 12h00. O painel supervisiona o pacote de ajuda de US$ 2 trilhões aprovado pelo Congresso em março.
As ações da Zoom Video caíram 5,09% nas negociações “after-market”, apesar da gigante da videoconferência reportar ganhos melhores do que o esperado para o terceiro trimestre . As ações da Tesla subiram 4,32% depois que o S&P Dow Jones Indices disse que a montadora de carros elétricos será adicionada ao S&P 500 em 21 de dezembro.
Na agenda econômica, o PMI final de manufatura sairá às 11h45. Às 12h00, será a vez do PMI de manufatura do ISM, juntamente com os gastos de construção e preços de fabricação do ISM.
ÍNDICES FUTUROS – 7h55:
Dow: +1,10%
SP500: +0,99%
NASDAQ: +0,76%
COMMODITIES
MinFe Dailan: +0,28%
Brent: +0,15%
WTI: +0,11%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.
Autor: HARAMOTO
comentários recentes