RESENHA DA BOLSA – TERÇA-FEIRA 01/09/2020

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam sem direção, mesmo depois que um indicador privado mostrou que a atividade manufatureira da China expandiu em seu ritmo mais rápido e disparou para uma alta de quase 10 anos.

Na China Continental, as bolsas se recuperaram e o composto de Xangai subiu 0,44%, enquanto o Shenzhen Component adicionou 0,66%. O índice Hang Seng de Hong Kong fechou em alta de 0,03%. O Índice PMI de manufatura da Caixin / Markit da China para agosto ficou em 53,1, ante 52,8 em julho, seu nível mais alto desde janeiro de 2011. Na segunda-feira, o PMI de manufatura oficial para agosto chegou a 51,0. As leituras do PMI acima de 50 significam expansão, enquanto as abaixo dessa figura indicam contração.

A divulgação de dados econômicos da China tem sido observada pelos investidores em busca de sinais de recuperação do país frente à pandemia do coronavírus.

O S & P / ASX 200 da Austrália liderou as perdas entre os principais mercados da região ao fechar em queda de 1,77% no dia, para 5.953,40 pontos. Entre as mineradoras, BHP caiu 1,1% e Rio Tinto recuou 0,2%, enquanto Fortescue Metals avançou 1,3%, recuperando parte da queda de 7,7% de ontem. Entre as produtoras de energia, Santos despencou 4% e Woodside Petroleum caiu 2,5%.

O Reserve Bank of Australia (RBA) manteve suas metas para a taxa de juros e rendimento dos títulos do governo australiano de 3 anos nesta terça-feira. Em comunicado, o governador do RBA, Philip Lowe, disse que o banco central iria expandir um programa de financiamento para os bancos e estender sua disponibilidade.

No Japão, o Nikkei fechou com queda de 0,01%, em 23.138,07 pontos, enquanto o índice Topix caiu 0,15%. Com anúncio surpresa da renúncia do primeiro ministro japonês, começam a despontar os possíveis candidatos ao cargo, que deve ser definido em 2 semanas.

O Kospi da Coreia do Sul adicionou 1,01% para fechar em 2.349,55 pontos.

O índice MSCI Asia, exceto Japão, subiu 0,39%.

Os preços do petróleo subiram na tarde do pregão asiático, com os futuros do Brent subindo 1,19%, para $ 45,82 por barril. Os futuros do petróleo dos EUA subiram 1,2%, para $ 43,12 por barril.

EUROPA: Os mercados europeus abriram em alta na terça-feira, depois que os dados mais recentes da China mostraram que a atividade manufatureira da segunda maior economia do mundo expandiu na taxa mais rápida em quase 10 anos.

O índice Stoxx 600 sobe 0,46% nas negociações da manhã. As ações do setor de tecnologia lideram os ganhos no pan-índice depois que de um relatório dizendo que a Apple planeja produzir 75 milhões de iPhones 5G antes de seu lançamento ainda neste ano. Os fornecedores da Apple, Dialog Semiconductor, Infineon, STMicro e ASML avançam.

Entre as bolsas, o alemão DAX 30 sobe 0,66%, o francês CAC 40 avança 0,17%, enquanto o FTSE MIB da Itália sobe 0,39%. o FTSE 100 do Reino Unido caiu 1,22% na volta do feriado e o IBEX 35 da Espanha recua 0,24%.

Em Londres, as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 1,1%, Antofagasta sobe 1,4%, enquanto as gigantes, BHP e Rio Tinto sobem 0,6%e 0,2%, respectivamente.

A zona do euro registrou deflação em agosto, mostrando o fracasso do Banco Central Europeu em levar a inflação à sua meta enquanto a região lutava contra a pandemia do coronavírus. O Eurostat informou que os preços caíram 0,2% ano a ano na zona do euro em agosto, principalmente devido a uma queda acentuada nos preços da energia. Essa é a primeira leitura negativa desde maio de 2016. A leitura foi inferior ao aumento de 0,2% previsto pelos economistas. Exceto energia, os preços subiram modestos 0,7% em termos anualizados. O BCE tem como meta de inflação, um pouco menos de 2%.

O índice PMI do setor de manufatura da zona do euro apontou uma melhora nas condições em agosto, em meio à recuperação da região frente à pandemia de coronavírus. O PMI industrial final da zona do euro foi de 51,7, inalterado em relação à leitura do PMI flash e apenas um pouco abaixo da leitura de 51,8 de julho. Qualquer leitura acima de 50 indica condições de melhoria.

A Itália registrou o PMI industrial mais forte da zona do euro, de 53,1, enquanto a Espanha, França e Grécia ficaram modestamente abaixo da marca de 50. No Reino Unido, o PMI de manufatura subiu para 55,2 em agosto, uma alta de 30 meses, acima dos 53,3 de julho, mas ligeiramente abaixo da estimativa inicial de 55,3.

O governo alemão revisou para cima sua estimativa de contração para 2020, agora vendo uma queda de 5,8% contra projeção anterior de uma contração de 6,3% em 2020.

Relatórios do fim de semana no Reino Unido sugeriram que o Tesouro estava tentando aumentar os impostos para pagar os subsídios por conta do coronavírus.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA operam com ligeira alta nesta terça-feira, depois que Wall Street registrou seu quinto mês consecutivo de ganhos.

O S&P 500 e o Dow encerraram seu melhor agosto em mais de 30 anos. O índice de blue-chips subiu 7,6% em agosto, quinta alta mensal consecutiva e seu maior ganho de agosto desde 1984. O S&P 500 também subiu pelo quinto mês consecutivo, com alta de 7%, conquistando seu melhor agosto desde 1986. O Nasdaq deu um salto de 9,6% em agosto, registrando seu melhor desempenho mensal desde 2000.

Em agosto, os melhores desempenhos no S&P 500 foram ações ligadas à reabertura da economia: operadoras de cruzeiros, companhias aéreas e hotéis. Royal Caribbean e MGM Resorts subiram cerca de 40%, enquanto a FedEx e a Gap aumentaram 30% cada. A Delta Air Lines e a Norwegian Cruise Line também estavam entre os líderes do S&P 500 em agosto.

A composição do Dow Jones mudou na segunda-feira com o desdobramento das ações na proporção de 4:1 da Apple em vigor. Salesforce, Amgen e Honeywell substituíram componentes de longa data, Exxon Mobil, Pfizer e Raytheon Technologies.

Os investidores aguardam um importante relatório mensal de empregos na sexta-feira, que deve mostrar que a folha de pagamento continuou a se recuperar em agosto. Economistas estimam que 1,255 milhão de empregos foram criados em agosto.

O Federal Reserve anunciou na semana passada que permitirá que a inflação e o emprego fiquem acima da sua meta antes de considerar o aumento das taxas de juros.

Na agenda econômica,  hoje esta prevista a divulgação do PMI de manufatura final às 10h45. O PMI de manufatura do ISM sairá às 11h00. No mesmo horário, sairá os gastos com construção.

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:

Dow: +0,02%
SP500: +0,30%
NASDAQ: +0,99%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO