RESENHA DA BOLSA – SEGUNDA-FEIRA 28/12/2020

ÁSIA: As bolsas da Ásia fecharam sem direção nesta segunda-feira, início da última semana de negociações de 2020.

No Japão, o Nikkei subiu 0,74%, enquanto o índice Topix avançou 0,54%.

O Kospi da Coreia do Sul fechou em ligeira alta de 0,06%, em 2.808,60 pontos. O país detectou a nova variante do coronavírus

originalmente encontrada no Reino Unido em 3 pessoas que chegaram de Londres no dia 22 de dezembro. O governo promete endurecer com medidas de proteção com passageiros oriundos do Reino Unido e Africa do Sul.

Na China Continental, o composto de Xangai fechou praticamente inalterado em 3.397,29 pontos, ou alta de 0,02%, enquanto o Shenzhen Component ganhou 0,19%. Os lucros das empresas industriais chinesas em novembro subiram 15,5% em comparação com o ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país no fim de semana.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,27%. As ações do Alibaba listadas na cidade despencaram 7,98% no fechamento do mercado nesta segunda-feira, aumentando as perdas da última quinta-feira, após relatos de que os reguladores chineses iriam sondar a gigante da tecnologia por suspeita de comportamento monopolista.

As ações de outras empresas chinesas de tecnologia listadas em Hong Kong também caíram consideravelmente: Tencent caiu 6,65%, enquanto Meituan caiu 6,88%. A SMIC, maior fabricante de chips da China, também viu suas ações em Hong Kong sucumbirem 4,2%. O índice Hang Seng Tech caiu 4,26% no dia, para 7.795,78 pontos.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão subiu 0,09%.

Os mercados na Austrália e na Nova Zelândia permaneceram fechadas na segunda-feira por conta das comemorações do feriado de Natal.

EUROPA: Os mercados europeus operam em alta nesta segunda-feira, com os investidores tendo a oportunidade de reagir aos desenvolvimentos das negociações Pós-Brexit e ao projeto de lei de alívio para o Covid-19 de $ 900 bilhões assinado pelo presidente Donald Trump.

O acordo comercial Pós-Brexit entre o Reino Unido e a UE, selado após o fechamento dos mercados em 24 de dezembro, ainda precisa ser aprovado nesta semana pelos legisladores do Reino Unido antes do prazo final de 31 de dezembro.

O índice Stoxx Europe 600 sobe 0,99%, para 398,24, enquanto o alemão DAX 30 sobe 1,46%. O índice francês CAC 40 sobe 1,05%, o FTSE MIB da Itália sobe 0,99% e o IBEX 35 da Espanha ganha 0,60%.

O índice FTSE 100 do Reino Unido permanece fechado por conta da pausa prolongada das férias natalinas.

Os fabricantes de medicamentos em geral lideraram os ganhos entre as ações da Europa. As ações da Novartis sobem 2,47% e Roche Holding avança 1,29% em 0,7%. Na Alemanha, as ações da Bayer sobem 2%.

A Europa iniciou seu programa de vacinação contra o COVID-19 no fim de semana, usando a vacina desenvolvida pela alemã BioNTech e pela farmacêutica americana Pfizer.

O executivo-chefe da AstraZeneca, Pascal Soriot, disse no domingo que os pesquisadores acreditam que a vacina contra o COVID-19 que está desenvolvendo em conjunto com a Universidade de Oxford funcionará contra a nova cepa do vírus que impulsiona um aumento nas infecções no Reino Unido. Espera-se que essa vacina ganhe aprovação do Reino Unido nesta semana. As ações da AstraZeneca sobem modestamente.

EUA: Os futuros dos índices de ações sobem nas negociações matinais de segunda-feira.

O presidente Donald Trump assinou um projeto de lei de alívio à crise do Covid-19 de US $ 900 bilhões, evitando um paralisação do governo e estendendo os benefícios de desemprego a milhões de americanos. A assinatura veio dias depois de Trump sugerir que vetaria a legislação, exigindo US $ 2.000 em pagamentos diretos aos americanos, em vez de US $ 600.

“Estou assinando este projeto de lei para restaurar os benefícios aos desempregados, interromper os despejos, fornecer assistência para alugueis, adicionar dinheiro no mercado, devolver o trabalho aos nossos trabalhadores do setor aéreo, adicionar substancialmente mais dinheiro para distribuição de vacinas e muito mais”, disse Trump em um comunicado no domingo tarde.

O S&P 500 caiu 0,2% na semana passada, o Dow obteve um ganho de 0,1% no mesmo período.

Segundo analistas, a realização de lucros pode aumentar nesta última semana do ano, que até agora gerou retornos surpreendentemente fortes. O S&P 500 ganhou 14,6% no acumulado do ano, enquanto o Dow subiu 5,8%. O Nasdaq disparou 42,7% neste ano, à medida que “players” de tecnologia registrava um alto crescimento durante a pandemia de Covid-19.

O Dr. Anthony Fauci alertou no domingo que o país poderia ver um aumento nas novas infecções por Covid-19 após as celebrações do Natal e Ano Novo. Duas vacinas da Pfizer e Moderna iniciaram o processo de distribuição neste mês. Até agora, mais de um milhão de pessoas nos Estados Unidos já foram vacinadas.

Não está prevista a divulgação de dados econômicos nos EUA.

BRASIL: A B3 divulgou que estará fechada nas seguintes datas:

Ano Novo: 31/12/20 e 01/01/21

ÍNDICES FUTUROS – 7h45:

Dow: +0,48%
SP500: +0,65%
NASDAQ: +0,58%

COMMODITIES

MinFe Dailan: -0,73%
Brent: +0,86%
WTI: +1,13%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO