RESENHA DA BOLSA – SEGUNDA-FEIRA 18/05/2020

ÁSIA: Os principais mercados da Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira, após Wall Street fechar em alta na sexta-feira.

O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, deu um ânimo extra aos investidores em uma entrevista ao 60 minutes, da CBS, no domingo.

Na China continental, o composto de Xangai subindo 0,24%, enquanto o composto de Shenzhen caiu 0,42%. O índice Hang Seng em Hong Kong foi de 0,58%.

O Nikkei do Japão fechou em alta de 0,48%, enquanto o índice Topix subiu 0,38%. Dados mostraram que o Japão afundou em recessão no primeiro trimestre de 2020 e que o trimestre atual deve ser pior. A economia do Japão encolheu 3,4% ano a ano no período janeiro-março, segundo o Wall Street Journal, após uma queda de 7,3% no trimestre anterior devido a um aumento nos impostos sobre vendas. Embora isso não tenha sido tão ruim quanto a retração de 4,8% esperada pelos economistas, o segundo trimestre deverá diminuir em 20% ou mais, devido ao estado de emergência do coronavírus imposto em abril.

Kospi da Coreia do Sul também avançou 0,51%.

Enquanto isso, na Austrália, o S & P / ASX 200  encerrou o pregão 1,03% maior, a 5.460,50 pontos. As mineradoras tiveram  um dia altamente positivo. BHP subiu 4,8%, Fortescue Metals avançou 5,8% e Rio Tinto adicionou 5,9%. Entre as empresas produtoras de petróleo, Santos subiu 5,7% e Woodside Petroleum subiu 1,9%.

No geral, o índice MSCI Asia ex-Japan foi um pouco mais alto.

Os preços do petróleo subiram na tarde do pregão asiático devido às expectativas de retomada da demanda e cortes na oferta. Os  contratos futuros do Brent subiram 4,34%, para $ 33,91 por barril. Os contratos futuros de petróleo dos EUA subiram 5,78%, a US $ 31,13 por barril.

EUROPA: As bolsas europeias negociam em alta nesta segunda-feira de manhã, com a confiança dos investidores aumentando a medida que as restrições de bloqueio em todo o mundo começam a ser relaxadas.

O pan-europeu Stoxx 600 salta 1,8% no início da sessão, depois de cair 3,8% na semana passada.

Ações do setor de recursos básicos liderando os ganhos. Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American sobe 7,4%, Antofagasta sobe 3%, BHP dispara 6%, Rio Tinto sobe 5,9%. Entre as produtoras de energia, BP e Royal Dutch Shell sobem 5,1% cada.

As economias em todo o continente continuam a suspender as restrições de bloqueio, permitindo que mais empresas abram com cautela.

O crescimento de 0,9% nos novos casos globais de coronavírus foi a primeira leitura abaixo de 1% desde 24 de fevereiro e o crescimento de mortes de 0,7% foi o primeiro aumento abaixo de 1% do surto, segundo dados compilados pelo Deutsche Bank.

Os investidores ficaram animados com os comentários, nos quais Powell reafirmou que o Fed não está sem munição e que “realmente não há limite para o que podemos fazer” dentro dos programas de estímulo existentes”.

Na Europa, os reguladores de valores mobiliários austríacos, belgas, gregos, franceses, italianos e espanhóis decidiram em conjunto encerrar suas proibições de venda a descoberto em vigor desde meados de março.

A Grécia reabriu a Acrópole em Atenas, enquanto ministros europeus discutiam se deveriam reabrir seus países a visitantes estrangeiros para as férias de verão.

EUA: Os contratos de futuros vinculados aos principais índices de ações dos EUA sobem na manhã desta segunda-feira, recuperando-se das perdas na semana passada. Comentários do chefe do Federal Reserve também contribuíram para o sentimento otimista.

O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, disse ao “60 Minutes” da CBS no domingo que o banco central tem muita munição para combater a recessão causada por paralisações relacionadas ao coronavírus, embora ele tenha previsto tempos difíceis pela frente, com a economia contraindo mais de 30% no segundo trimestre e desemprego atingindo até 25%.

Mas Powell disse que espera uma recuperação relativamente rápida. “Você não gostaria de apostar contra a economia americana”, disse ele, observando que uma recuperação pode se estender até o próximo ano. Powell aparecerá diante do Comitê Bancário do Senado na terça-feira.

O petróleo saltou 7% no início do pregão, ajudando também o sentimento.

O Nasdaq Composite e o S&P 500 caíram 1,1% e 2,2%, respectivamente, na semana passada, com o último registrando sua pior semana desde março. O Dow encerrou a semana em baixa de 2,65%, a terceira semana negativa em quatro e a pior semana desde 3 de abril.

Muitos investidores acompanham os esforços dos Estados para reabrir suas economias. Neste final de semana, a maioria dos estados encerra parcial ou completamente os bloqueios.

Uma enxurrada de dados econômicos recentes, incluindo números recordes de desemprego e queda de 16,4% nas vendas no varejo em abril, mostraram o quão abruptamente o fechamento de negócios imposto pelos estados afetou a economia americana em geral.

ÍNDICES FUTUROS – 7h40:

Dow: +1,70%
SP500: +1,60%
NASDAQ: +1,33%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO