RESENHA DA BOLSA – SEGUNDA-FEIRA 13/12/2021

ÁSIA: As principais bolsas asiáticas fecharam sem direção definida nesta segunda-feira, com os investidores focados nas reuniões de política monetária de diversos bancos centrais nesta semana, como o Federal Reserve, Banco do Japão, Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu.

Na China continental, o composto de Xangai aumentou 0,4%, para 3.681,08 pontos e o Shenzhen Component adicionou 0,67%, para 15.212,49 pontos. Na sexta-feira, os líderes chineses, incluindo o presidente Xi Jinping, prometeram cortes de impostos e outros auxílios aos empresários em uma reunião anual de planejamento que enfatizou a manutenção da estabilidade depois que o crescimento econômico caiu para uma inesperada baixa de 4,9% em relação ao ano anterior no último trimestre. Segundo a Reuters, citando um documento político emitido após a reunião, também discutiram a otimização do fornecimento nacional de energia e disseram que queriam “promover a combinação ideal de carvão e novas energias” e que aliviariam algumas restrições ao consumo de energia, a fim de garantir que as metas climáticas não prejudicassem o crescimento econômico futuro. As ações das concessionárias de energia chinesas subiram.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,17%, para 23.954,58 pontos. A Reuters relatou que a empresa chinesa de inteligência artificial SenseTime Group retirará sua oferta pública inicial de US $ 767 milhões em Hong Kong, após ter sido colocada em uma lista negra de investimentos dos Estados Unidos. As ações do Fantasia Holdings caíram mais de 9% em sua primeira sessão em Hong Kong desde que o desenvolvedor chinês de imóveis suspendeu a negociação de suas ações no final de novembro, elevando as perdas no ano para mais de 70%. As quedas ocorrem enquanto os investidores digerem as notícias de sexta-feira de que a empresa havia garantido uma prorrogação de dois anos para pagar parte de sua dívida vencida. O mercado imobiliário da China tem sido abalado pelo endurecimento das regulamentações à medida que o governo chinês começou a restringir a emissão de financiamentos no início deste ano, como parte do esforço para reduzir a alavancagem dos desenvolvedores sob uma política conhecida como as “três linhas vermelhas” que colocavam limites em seus empréstimos. Desde então, várias empresas chinesas do setor se curvam à pressão incluindo a Evergrande, Fantasia, China Fortune Land Development Co. e Kaisa Group.

No Japão, o Nikkei subiu 0,71%, para 28.640,49 pontos, após a última pesquisa trimestral do sentimento empresarial Tankan mostrar uma melhora mais forte nas condições de negócios para os setores de serviços do que o esperado.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,28%, para 3.001,66 pontos.

O ASX 200 da Austrália fechou em alta 0,35% a 7.379,30 pontos. A Rio Tinto ganhou 2,3% e Fortescue ganhou 2%, enquanto as ações da BHP subiram 2,7% para fechar em US$ 41,04, alta de três meses, após aumentar sua oferta pela mina canadense de níquel Noront. As produtoras de lítio Iluka e Pilbara Minerals subiram 5,3% e 3,9%, respectivamente. As produtoras de petróleo também tiveram um dia forte, com a Beach Energy subindo 3,4%, Santos, que agora inclui a Oil Search, fechou em alta de 1,9% e Woodside adicionou 1,7%.

EUROPA: As bolsas europeias sobem na segunda-feira, conforme os investidores se voltam para as decisões de política monetária de alguns dos maiores bancos centrais do mundo.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,68%, com montadoras de automóveis, recursos básicos e “techs” liderando os ganhos.

O alemão DAX 30 sobe 0,68%, o francês CAC 40 adiciona 0,18% e o FTSE MIB da Itália avança 0,67%. Na Península Ibérica, o IBEX 35 da Espanha sobe 0,44% e o PSI 20 de Portugal avança 0,09%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,05%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 0,9%, Antofagasta adiciona 1,2%, BHP sobe 1,5% e Rio Tinto opera em alta de 1,1%. As produtoras de petróleo BP e Royal Dutch Shell caem 0,4% e 0,7%, respectivamente.

As autoridades de saúde do Reino Unido subiram neste domingo, o nível de alerta para a covid-19. O primeiro-ministro Boris Johnson alertou sobre uma “onda” de casos da Covid por conta da nova variante ômicron e que a nação vai reforçar a campanha de vacinação com uma terceira dose de reforço contra a covid-19 para todos os adultos até o fim de dezembro. Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, que também compõe o Reino Unido, também vão acelerar seu programa de vacinação.

A OPEP também deve publicar seu relatório mensal do mercado de petróleo. Os preços do petróleo buscam uma recuperação em meio à esperanças crescentes de que o impacto da ômicron será menos severo do que inicialmente temido e a demanda permanecerá robusta.

EUA: Os futuros dos índices de ações sobem na manhã de segunda-feira, depois que o S&P 500 atingiu sua melhor semana desde fevereiro em um novo fechamento recorde, recuperando-se da recente liquidação desencadeada por temores da variante ômicron, com os investidores ignorando uma leitura de inflação mais quente.

A inflação de novembro chegou a 6,8%, a maior alta desde 1982, acima da estimativa de 6,7% de especialistas. A principal leitura da inflação veio antes da reunião de política de dois dias do Federal Reserve nesta semana, onde os formuladores de política monetária devem discutir a aceleração do fim de seu programa de compra de títulos. O presidente do Fed, Jerome Powell, bem como várias autoridades do Fed, recentemente sugeriram que o banco central poderia encerrar o programa mensal de compra de títulos de $ 120 bilhões antes do prazo atualmente estipulado para junho de 2022.

As ações se recuperaram na semana passada, com os investidores apostando que a preocupação inicial sobre a nova cepa do Covid foi exagerada. Muitos também se apoiaram na notícia da Pfizer e BioNTech de que um estudo descobriu que três doses de sua vacina fornecem um alto nível de proteção contra a variante.

No domingo, os EUA estavam se aproximando de 800.000 mortes relacionadas ao coronavírus. A nova variante pressionou algumas autoridades do governo a restabelecer as restrições de saúde para diminuir a propagação da nova cepa.

Na semana, o Dow ganhou 4%, seu melhor desempenho semanal desde março, interrompendo uma sequência de quatro semanas de baixas. O S&P 500 e o Nasdaq Composite saltaram 3,8% e 3,6%, respectivamente, na semana passada, ambos apresentando seu melhor desempenho semanal desde o início de fevereiro.

Não há dados econômicos relevantes para serem divulgados.

CRIPTOMOEDAS: Após uma semana de recuperação para os mercados de criptomoedas, o Bitcoin que chegou a ser negociado acima de US $ 50.000 na semana passada, segue negociando abaixo de US $ 49.000 nesta segunda-feira.

Bitocin: -0,35%, em US $ 48.767,60
Ethereum: -025%, em US $ 4.001,15
Cardano: -2,14%
Solana: -1,04%
Dogecoin: -1,23
Shiba Inu: +1,56%
XRP: +0,93%
Litecoin: +0,91%

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:

Dow: +0,25%
SP500: +0,33%
NASDAQ100: +0,40%

COMMODITIES:

MinFe Dailan: +5,03%
Brent: +0,17%
WTI: +0,11%
Soja: -0,42%
Ouro: +0,13%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Autor: HARAMOTO