RESENHA DA BOLSA – SEGUNDA-FEIRA 08/03/2021

ÁSIA: Os mercados asiáticos começaram a semana com o pé direito, compartilhando o otimismo com a aprovação do pacote de estímulos fiscais dos EUA.

Os dados comerciais chineses também sustentaram o sentimento de que a recuperação dos danos causados pela pandemia de coronavírus está próxima. As exportações da China aumentaram 60,6% em relação ao ano anterior nos dois primeiros meses de 2021, à medida que as fábricas reabriram e a demanda global se recupera gradualmente. A ampla melhora reflete a queda no setor de manufatura e nas exportações no início de 2020, auge dos surtos de coronavírus na China.

Embora as ações tenham subido principalmente no início da sessão, alguns benchmarks caíram com investidores vendendo num movimento de realização de lucros.

No continente chinês, o composto de Xangai caiu 2,30%, fechando em 3.421,41 pontos, enquanto o Shenzhen Component recuou 3,81%, para 13.863,81 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,92%, enquanto o índice Hang Seng Tech despencou 6,69%.

No Japão, o Nikkei reverteu seus ganhos iniciais para fechar em queda de 0,42%, em 28.743,25 pontos, apesar da alta das ações do setor bancário. Mitsubishi UFJ Financial Group subiu 2,83%, Sumitomo Mitsui Financial Group adicionou 2,14% e Nomura subiu 3,17%. O índice Topix, mais amplo, também desistiu de ganhos iniciais para terminar em baixa de 0,14%, em 1.893,58 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 1%, para 2.996,11 pontos.

Na Austrália, o ASX 200 devolveu a maior parte dos ganhos iniciais mas conseguiu fechar em alta de 0,43%, em 6.739,60 pontos, com a maioria dos setores negociando em alta. As principais ações do setor bancário e de mineração subiram: as ações do Commonwealth Bank subiram 1%, enquanto as da Rio Tinto subiram 3,3%, Fortescue subiram 0,8% e a BHP avançaram 2,5%. Entre as produtoras de petróleo, Santos caiu 2,2%, mas Woodside Petroleum avançou 0,7%.

Os preços do petróleo recuaram ligeiramente depois de registrar ganhos de mais de 2% durante o pregão asiático na segunda-feira. Os contratos futuros do petróleo americano subiram 1,42%, para $ 67,03 o barril, enquanto o Brent manteve-se acima do nível de $ 70, adicionando 1,49%, em $ 70,39. A Arábia Saudita disse que suas instalações de petróleo foram alvo de mísseis e drones no domingo. Um porta-voz militar do grupo rebelde Houthi, apoiados pelo Irã, assumiu a responsabilidade pelos ataques. A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita contra-atacou, neste domingo, com ataques aéreos contra a capital do Iêmen, Sanaa, sob controle dos houthis. O aumento da violência na região ocorre no momento em que os Estados Unidos e as Nações Unidas aumentam os esforços diplomáticos por um cessar-fogo. De acordo com a mídia estatal saudita, a coalizão disse que os Houthis se sentiram encorajados após o novo governo de Joe Biden revogar a decisão de considerar os Houthis como um organização terrorista ao removê-los da lista de “organizações terroristas”, mas a retirada dos houthis da lista dos grupos terroristas foi interpretada de forma hostil pela milícia”, segundo afirmou a coalizão saudita.

Na semana passada, a OPEP e seus produtores de petróleo aliados conhecido como OPEP+ disseram que o grupo manteria a produção estável até abril, enquanto a Arábia Saudita havia acrescentado que aumentaria seu corte voluntário de produção de um milhão de barris por dia até o mês que vem.

EUROPA: As bolsas europeias sobem na manhã desta segunda-feira, com os investidores globais monitorando o progresso do projeto da lei de alívio ao Covid dos EUA em um cenário de aumento dos rendimentos dos títulos próximo das máximas de um ano.

O Stoxx Europe 600 sobe 0,92%, com as empresas esmagadas durante a pandemia COVID-19 liderando os ganhos. A operadora de cruzeiros Carnival sobe 4,67%, a empresa de serviços petrolíferos Technip avança 4,27%, enquanto o conglomerado turístico TUI sobe 3,87% e a operadora de shopping centers Klepierre dispara 6.02%. A fabricante de kits de alimentos congelados HelloFresh e a empresa de combustível de hidrogênio, que subiram mais de 100% nas últimas 52 semanas, caem 8,60% e 4,68%, respectivamente.

O alemão DAX 30 sobe 1,25%, o francês CAC 40 avança 0,80%, enquanto o IBEX 35 da Espanha e o FTSE MIB da Itália sobem 0,50% e 1,61%, respectivamente.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,17%. Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American sobe 1%, BHP sobe 0,3%, Rio Tinto avança 0,8%, enquanto Antofagasta cai 0,3%. A gigante do petróleo Royal Dutch Shell sobe 0,3%, enquanto BP cai 0,2%.

Entre os dados econômicos, a produção industrial espanhola recuou 0,7% em janeiro, ante ganho mensal de 0,8% em dezembro. Em termos anuais, a produção industrial espanhola caiu 2,2% em Janeiro. A produção industrial total alemã de janeiro, composta pela produção em manufatura, energia e construção, caiu 2,5% em relação a dezembro, ficando abaixo das previsões para um aumento de 0,2%. A produção industrial total de janeiro caiu 3,9% em relação ao ano anterior. Em comparação com fevereiro de 2020, um mês antes das primeiras restrições serem impostas na Alemanha por causa da pandemia coronavírus, a produção em janeiro foi 4,2% menor. Os dados de produção industrial acompanharam a divulgação de sexta-feira, quando os dados de pedidos para as indústrias alemã para janeiro, mostraram um aumento de 1,4% no mês em uma base ajustada.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA operam em baixa na manhã desta segunda-feira, na sequência da aprovação do novo pacote de estímulo de Washington no fim de semana.

O Senado aprovou o pacote de alívio econômico de US $ 1,9 trilhão no sábado, abrindo caminho para auxilio extra para o seguro-desemprego, outra rodada de ajuda aos cidadãos e ajuda aos governos estaduais e locais. A Câmara, controlada pelos democratas, deve aprovar o projeto no final desta semana. Espera-se que o presidente Joe Biden sancione antes que os programas de auxílio-desemprego expirem em 14 de março, mas os investidores continuam cautelosos quanto ao impacto que o enorme pacote fiscal de Biden terá sobre as taxas de juros de longo prazo, criando um ambiente frágil para as ações, segundo alguns analistas.

A nova rodada de gastos do governo pode causar flutuações no mercado dos títulos do Tesouro dos EUA, onde o rendimento de referência de 10 anos subiu para 1,62% na sexta-feira, após iniciar o ano abaixo da marca de 1% e estava sendo negociado próximo a 1,59% na noite de domingo.

Na sexta-feira, o Dow Jones subiu 1,85%, o S & P 500 avançou 1,95% e o Nasdaq Composite fechou em alta de 1,55%. A alta de sexta-feira tirou parte do sofrimento de uma semana difícil para as “techs”. O Nasdaq ainda terminou com uma perda de 2,1% na semana, enquanto o S&P 500 ganhou 0,8%. O Dow, mais dependente de ações cíclicas, subiu 1,8%.

Na frente econômica, os investidores ficarão de olho nos estoques do atacado de janeiro às 12h00. Várias dados econômicos nas últimas semanas mostraram que a recuperação estava ganhando forças, incluindo um relatório de empregos de fevereiro, divulgado na sexta-feira, melhor do que o esperado.

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:

Dow: -0,12%
SP500: -0,58%
NASDAQ: -1,50%

COMMODITIES:

MinFe Dailan: +0,26%
Brent: +0,17%
WTI: +0,20%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra ou venda de ativos.

Autor: HARAMOTO