RESENHA DA BOLSA – QUINTA-FEIRA 23/09/2021

ÁSIA: A maioria das bolsas asiáticas fechou em alta nesta quinta-feira, com os investidores continuando a monitorar a situação em torno do Evergrande Group, com sinais de que as autoridades chinesas poderiam tomar as medidas necessárias para evitar um colapso do polêmico desenvolvedor imobiliário.

O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 1,19%, fechando em 24.510,98pontos, após perdas no início da semana, na volta do feriado na quarta-feira. As ações do Evergrande Group na cidade saltaram 17,62%, As perdas no acumulado do ano ainda está superior a 80%. A Reuters relatou na quinta-feira que o presidente do Evergrande Group disse que a principal prioridade da empresa é ajudar os investidores de fortunas a resgatar seus produtos, embora permaneçam dúvidas se o empreendedor chinês vai conseguir pagar os juros sobre um título nominado em dólares que venceria hoje.

Ações de outras incorporadoras chinesas listadas em Hong Kong também subiram: a China Vanke subiu 4,49%, enquanto a Sun Hung Kai subiu 2,76%. Country Garden subiu 7,15%. As ações do HSBC listadas em Hong Kong subiram 2,45% depois que o CEO do banco disse que não vê impacto direto dos problemas de dívida do conglomerado Evergrande sobre o banco, de acordo com a Reuters.

Na China Continental, o composto de Xangai subiu 0,38%, para 3.642,22 pontos, enquanto o Shenzhen Component avançou 0,77%, para 14.387,36 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul voltou às negociações depois de um longo feriado durante a semana e caiu 0,41%, para 3.127,58 pontos.

O S & P / ASX 200 na Austrália subiu 1%, fechando em 7.370,20 pontos, com destaque para ações de tecnologia e energia. As ações de tecnologia australianas seguiram as altas de seus pares dos EUA, com o setor registrando ganhos de 3% na sessão. Produtores de minério de ferro saltaram por conta da recuperação dos preços do minério de ferro. O setor de energia ganhou 2,8% no dia.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão subiu 0,82%.

Os mercados japoneses permaneceram fechados na quinta-feira.

EUROPA: As bolsas europeias abriram em alta na quinta-feira, tendo a oportunidade de reagir frente às últimas declarações do Federal Reserve dos EUA, nas quais afirma que ainda não está pronto para reduzir o estímulo monetário.

O índice pan-europeu Stoxx 600 negocia 1,02% mais alto, com todos os setores em território positivo.

O alemão DAX 30 sobe 0,92%, o francês CAC 40 avança 0,93%, enquanto o IBEX 35 da Espanha e o FTSE MIB da Itália sobem 0,89% e 1,18%, respectivamente.

Em Londres, o FTSE 100 avança 0,32%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 0,4%, Antofagasta adiciona 2,5%, enquanto BHP e Rio Tinto avançam 0,5% e 0,2%, respectivamente. As produtoras de petróleo BP e Royal Dutch Shell recuam 0,2% e 0,1%, respectivamente.

A atenção também estará focada no Banco da Inglaterra, que anuncia sua última decisão de política monetária.

No segundo trimestre, a economia espanhola no segundo trimestre registrou crescimento mais lento do que se esperava, sinalizando que a recuperação frente à pandemia do Covid-19 tem sido mais fraca do que o esperado. O PIB da Espanha cresceu 1,1% no segundo trimestre em comparação com o período anterior, abaixo dos 2,8% estimados inicialmente, impactado pelo menor crescimento dos gastos das famílias, juntamente com custo de produtos importados mais elevados. Em uma base anual, a economia espanhola cresceu 17,5% no trimestre, mas abaixo dos 19,8% estimados anteriormente. O governo espanhol espera que a economia expanda 6,5% este ano e retorne aos níveis pré-pandemia ainda no final de 2021. A revisão do segundo trimestre, no entanto, provavelmente enfraquecerá as perspectivas de crescimento. Em 2020, a economia espanhola contraiu 10,8%, um dos declínios mais acentuados da zona do euro.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem durante as negociações matinais de quinta-feira, depois que o Federal Reserve manteve as taxas de juros de referência inalteradas e que não tem intenção imediata de remover as políticas de estímulo.

As bolsas terminaram em alta durante as negociações regulares, seguindo as decisões do banco central. O Dow ganhou cerca de 340 pontos, ou 1%, a sua primeira sessão positiva em cinco e melhor desempenho diário desde 20 de julho. O S&P avançou 0,95%, quebrando uma sequência de quatro dias de baixas e também registrando seu melhor dia desde 23 de julho. O Nasdaq Composite terminou a sessão em alta de 1,02%, enquanto o Russell 2000 subiu 1,51%.

O banco central implementou um programa de compra de títulos de US $ 120 bilhões mensais no ano passado, enquanto a pandemia fechava a economia. O Fed e seu presidente Jerome Powell sinalizaram que um afunilamento do seu programa de compras mensais em títulos do Tesouro e títulos lastreados em hipotecas provavelmente começará em novembro ou dezembro e o primeiro aumento nas taxas de juros, referência para os custos de empréstimos, provavelmente será mais próximo do final do próximo ano.

O movimento da quarta-feira, no entanto, não foi suficiente para empurrar as ações para o azul durante a semana. O Nasdaq Composite caiu 0,98% nas últimas três sessões, enquanto o S&P e o Dow caíram 0,84% e 0,94%, respectivamente.

Setembro também está cumprindo sua reputação de ser um mês difícil para as ações e os três principais índices caem pelo menos 2% no mês.

Parte da fraqueza desta semana deve-se às preocupações com o incorporador imobiliário chinês Evergrande. A empresa anunciou na quarta-feira que um braço imobiliário pagaria os juros dentro do prazo, o que amenizou parte dos temores.

O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, disse na quarta-feira que “não há muita exposição direta dos Estados Unidos” à dívida do Evergrande Group.

Na quinta-feira, o Departamento do Trabalho divulgará o número inicial de pedidos de auxílio-desemprego às 9h30. As estimativas instantâneas para o PMI de manufatura e PMI de serviços de setembro também serão divulgadas e estão programadas para às 10h45. Às 11h00 será divulgado a confiança dos consumidores na atividade econômica. É um indicador importante, pois pode prever os gastos do consumidor, que é um item importante da atividade econômica. No mesmo horário, sairá o Índice de Indicadores Antecedentes, relatório que compreende 10 índices já divulgados no país e que resumem a situação da economia americana e servem como prévia para o desempenho da economia.

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:

Dow: +0,43%
SP500: +0,50%
NASDAQ100: +0,59%

COMMODITIES:

MinFe Dailan: +1,33%
Brent: -0,24%
WTI: -0,36%
Soja: +0,28%
Ouro: -0,35%
Bitcoin: +3,89%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Autor: HARAMOTO