RESENHA DA BOLSA – QUINTA-FEIRA 23/07/2020
ÁSIA: Os mercados da Ásia-Pacífico negociaram sem direção nesta quinta-feira. A sessão seguiu as baixas nas ações europeias, enquanto Wall Street fechou em alta.
As esperanças de mais estímulos fiscais nos EUA e o otimismo sobre vacinas contrabalancearam as preocupações com o aumento das tensões EUA-China.
As tensões entre Washington e Pequim aumentaram depois que o Departamento de Estado dos EUA ordenou abruptamente que a China fechasse seu consulado em Houston, alegando que era necessário proteger a propriedade intelectual americana. A China disse retaliará se os EUA não reverterem sua decisão.
O anúncio ocorre depois que os EUA denunciaram que dois hackers chineses atacaram empresas americanas que trabalhavam em pesquisas de vírus e estavam roubando informações de empresas de todo o mundo, tanto para fins lucrativos quanto em nome do governo chinês.
Os mercados da China continental recuaram: o composto de Xangai caiu 0,24%, enquanto o Shenzhen Composite fecharam praticamente estável.
O índice Kospi da Coreia do Sul caiu 0,56%, pesada por ações de empresas como Samsung, LG, Posco, SK Hynix e Hyundai Steel. Em sentido contrário, montadoras como Hyundai Motor e Kia Motors negociaram em alta de 5,06% e 2,51%, respectivamente. O banco central da Coreia do Sul divulgou estimativas do PIB do país para os três meses que terminaram em junho. O PIB caiu 3,3% no trimestre em comparação com o primeiro trimestre e caiu 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Embora o consumo privado tenha aumentado 1,4%, uma vez que as pessoas gastaram mais em bens duráveis, as exportações caíram 16,6% devido à queda nas vendas de veículos automotores, além de produtos como petróleo e carvão.
A Coreia do Sul conseguiu evitar bloqueios rigorosos vistos em outros países para conter a propagação do vírus. Seul impôs medidas restritas de distanciamento social e realizou testes em massa para identificar indivíduos infectados. Ainda assim, o país está enfrentando o ressurgimento de casos. A mídia local informou que foco de infecções foram atribuídas a uma unidade militar e casas de repouso.
O índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,82%, enquanto o Nifty 50 da Índia subiu 0,64%.
Na Austrália, o ASX 200 fechou em alta de 0,32%, em 6.094,50 pontos. O subíndice financeiro altamente ponderado caiu 0,18%, enquanto o setor de energia subiu 1,24%. Santos avançou 3,5%, enquanto Woodside Petroleum subiu 0,5%. As mineradoras registraram perdas. BHP caiu 0,8%, Fortescue Metals perdeu 0,5%, enquanto Rio Tinto fechou em queda de 0,9%.
Os mercados do Japão permaneceram fechados por conta de feriado.
EUROPA: As bolsas europeias sobem na quinta-feira, com os investidores reagindo ao aumento das tensões EUA-China e a uma série de balanços corporativos.
O pan-europeu Stoxx 600 abriu em alta de 0,5% no início do pregão, com ações de montadoras de automóveis liderando os ganhos, enquanto concessionárias recuam.
O alemão DAX 30 sobe 0,49%, CAC 40 da França avança 0,48%, enquanto o IBEX 35 da Espanha sobe 0,34%, enquanto o FTSE MIB da Itália recua 0,10%.
Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,54%. As mineradoras listadas na LSE avançam. Anglo American sobe 1,8%, Antofagasta sobe 2,5%, enquanto BHP sobe 1,2% e Rio Tinto opera em alta de 0,3%. Entre as produtoras de energia, as gigantes BP e Royal Dutch Shell sobem 0,3% cada.
Entre os dados econômicos divulgados na região, a confiança do consumidor alemão aumentou devido ao retorno à atividade econômica e às medidas de estímulo na Europa. A leitura prospectiva da confiança dos consumidores do Instituto GfK subiu para -0,3 em agosto, em comparação com -9,4 em julho.
EUA: Os contratos futuros vinculados aos principais índices de ações dos EUA apontam para uma abertura positiva em Wall Street, com os investidores analisando uma série de balanços corporativos durante uma semana positiva.
As atenções nas negociações no “after market” de quarta-feira estavam concentradas nos anúncios de várias empresas americanas, especialmente da Microsoft e da montadora Tesla.
As ações da gigante de software Microsoft caíram até 3% nas negociações após o pregão regular, embora os resultados da empresa tenham sido amplamente positivos. A Microsoft disse que a compra de licenças continuou a desacelerar e que a subsidiária LinkedIn foi afetada negativamente pela fraqueza do mercado de trabalho.
Enquanto isso, a Tesla ultrapassou as expectativas dos analistas e registrou seu quarto trimestre consecutivo de lucro, abrindo as portas para a inclusão da empresa no S&P 500. Os ganhos por ação da Tesla de US $ 2,18 por ação no segundo trimestre estavam bem acima dos 3 centavos por ação esperada pelos analistas consultados pela Refinitiv. A montadora de Elon Musk também disse que está “pronta para o segundo semestre” e reiterou seu objetivo de entregar 500.000 veículos este ano.
Os movimentos seguiram uma sessão regular positiva na quarta-feira, com todos os principais índices registrando ganhos modestos com anúncios de vacina e de estímulo federal.
O Dow Jones Industrial Average terminou o dia com alta de 165,44 pontos, ou 0,62%, com o McDonald’s e a Microsoft contribuindo mais para o índice. O S&P 500 subiu 0,57%. Já o Nasdaq Composite subiu 0,24%.
Os EUA concordaram em pagar à farmacêutica Pfizer e à parceira alemã BioNTech quase US $ 2 bilhões por 100 milhões de vacinas contra o coronavírus, se o candidato provar ser seguro e eficaz. As ações dos EUA também subiram no final do período ordinário de quarta-feira, depois que fontes disseram que os republicanos do Congresso estão ponderando uma extensão dos benefícios federais por conta do desemprego até o final do ano.
Os três índices sobem 1,25%, 1,59% e 1,9%, respectivamente, na semana.
Na quinta-feira, o Departamento do Trabalho divulgará seu último relatório sobre reivindicações semanais de seguro-desemprego às 9h30 da manhã. Os números semanais fornecem a Wall Street uma visão crítica sobre quantos americanos continuam a receber os benefícios. Espera-se que outros 1,3 milhão de trabalhadores entrem com pedidos pela primeira vez durante a semana encerrada em 18 de julho.
A AT&T, Southwest Airlines, Blackstone Group e Twitter, entre outras, devem reportar ganhos na quinta-feira.
Às 11h00, será divulgado o índice de confiança do consumidor.
ÍNDICES FUTUROS – 7h30:
Dow: +0,32%
SP500: +0,31%
NASDAQ: +0,72%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.
Autor: HARAMOTO
comentários recentes