RESENHA DA BOLSA – QUINTA-FEIRA 01/04/2021

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira, com vários dados econômicos divulgados em toda a região neste início do segundo trimestre.

O índice Hang Seng de Hong Kong liderou os ganhos entre os principais mercados da região, subindo 1,97%, fechando em 28.938,74 pontos. Dezenas de empresas em Hong Kong tiveram suas negociações suspensas na quinta-feira, porque várias empresas atrasaram a publicação de seus resultados anuais por conta de paralisação.

O Nikkei do Japão subiu 0,72% para fechar em 29.388,87 pontos, enquanto o índice Topix ganhou 0,19% para encerrar o dia de negociação em 1.957,64 pontos. O índice do sentimento empresarial Tankan dos grandes fabricantes do Banco do Japão ficou em 5, contra as expectativas de uma leitura de 0 em uma pesquisa da Reuters.

O Kospi da Coreia do Sul fechou 0,85% mais alto, em 3.087,40 pontos, após o país reportar crescimento forte das exportações em março.

As ações da China Continental avançaram no dia, com o composto de Xangai ganhando 0,71%, para 3.466,33 pontos, enquanto o Shenzhen Component subiu 1,46%, para 13.979,69 pontos. O Índice PMI de manufatura da Caixin / Markit para março desacelerou para 50,6, em comparação com a leitura de fevereiro de 50,9. Leituras de PMI acima de 50 significam expansão, enquanto aquelas abaixo desse nível representam contração. As leituras do PMI são sequenciais e representam a expansão ou contração mês a mês. Em comparação, o PMI de manufatura oficial da China divulgado na quarta-feira chegou a 51,9, maior do que a leitura de 50,6 de fevereiro. A pesquisa oficial do PMI concentra uma grande proporção de grandes empresas e estatais, enquanto a pesquisa privada da Caixin / Markit pesquisa uma mistura maior de empresas de pequeno e médio porte.

As ações da Austrália subiram com o S & P / ASX 200 ganhando 0,56%, fechando em 6.828,70 pontos, seu melhor fechamento desde 25 de fevereiro. A bolsa local encerrou a semana encurtada pelo feriado da Sexta-feira Santa com um ganho de 0,1%. O trio de ferro, formado pela BHP, Rio Tinto e Fortescue Metals deu suporte durante toda a sessão e as mineradoras de ouro também subiram à medida que os metais preciosos avançavam, enquanto os chamados “Big Four Banks”, formado pelos 4 maiores bancos do país, se juntaram à festa no final do dia.

As vendas no varejo da Austrália em fevereiro caíram 0,8% em relação ao mês anterior, com ajuste sazonal, ante expectativas de um declínio de 1,1% em uma pesquisa da Reuters. O país também registrou superávit comercial de 7,529 bilhões de dólares australianos (cerca de US $ 5,71 bilhões) em fevereiro, ante expectativa de superávit comercial de 9,7 bilhões de dólares australianos, segundo a Reuters.

O índice MSCI para a Ásia-Pacífico exceto Japão saltou 1,26%.

EUROPA: Os mercados europeus sobem na manhã desta quinta-feira, véspera do feriado da Sexta-feira Santa, com os investidores tendo a chance de reagirem ao plano de gastos em infraestrutura do presidente Joe Biden, no montante de mais de US$ 2 trilhões.

O Stoxx Europe 600 sobe 0,46%, após ganhar 8% no primeiro trimestre. As ações de tecnologia lideram os ganhos nesta quinta-feira, enquanto as montadoras de automóveis negociam em território positivo.

Os investidores também avaliam uma nova rodada de restrições na França em resposta a uma terceira onda de infecções por coronavírus. O CAC 40 sobe 0,42%.

Ainda na região, o alemão DAX 30 sobe 0,52%, o FTSE MIB da Itália avança 0,35%, enquanto o IBEX 35 da Espanha cai 0,07%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,76%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 1%, Antofagasta avança 0,1%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto sobem 0,2% e 0,1%, respectivamente. Entre as produtoras de petróleo, BP e Royal Dutch Shell avançam 0,5% cada.

Entre os dados divulgados, a atividade manufatureira da zona do euro em março cresceu em seu ritmo mais rápido já registrado, com o PMI manufatureiro final da IHS Markit chegando a 62,5 em comparação com 57,9 de fevereiro. A recuperação foi liderada pela Alemanha, que registrou uma leitura de 66,6 graças ao ressurgimento da demanda dos EUA e China. No entanto, as vendas no varejo alemão em fevereiro ficaram aquém das expectativas dos economistas de um aumento de 1,2%, 9% abaixo do mesmo período do ano passado.

EUA: Os futuros dos índices das ações dos EUA sobem no início da manhã desta quinta-feira, após Wall Street fechar março com uma sólida alta.

O movimento nos mercados futuros vem depois que o presidente Joe Biden expôs o que ele chama de Plano de Emprego americano, pedindo US$ 2,25 trilhões em gastos em infraestrutura ao longo de oito anos, a serem pagos por impostos corporativos no valor de cerca de US $ 2 trilhões em 15 anos. A proposta enfrenta duras, mas não insuperáveis chances no Senado dos EUA, que tem uma estreita maioria democrata.

Este é o segundo plano da presidência de Biden depois que ele assinou um projeto de lei de alívio e estímulo de US $ 1,9 trilhão em 11 de março. Biden disse: “Com o Plano de Resgate Americano, estamos atendendo a emergências imediatas. Agora é hora de reconstruir”.

As ações de tecnologia superou os players do setor da indústria e da construção na quarta-feira. Segundo analistas, apesar da divulgação do plano, existe um possível sinal de que o aumento do financiamento já tenha sido precificado pelo mercado. A recuperação e as ações cíclicas tiveram um bom desempenho desde o início do ano, com aumento do otimismo por parte dos investidores com os gastos do governo e o avanço das vacinas para o Covid, mas o mercado ainda pode precisar digerir os aumentos de impostos incluídos no plano, criando um potencial obstáculo para as ações.

Wall Street encerrou março com um dia positivo. O S&P 500 subiu 0,36% na quarta-feira, quebrando uma sequência de dois dias de perdas, enquanto o Nasdaq Composite ganhou 1,5%. Esses índices encerraram o mês com ganhos de 4,2% e 0,4%, respectivamente.

O Dow caiu 0,26%, mas ainda assim terminou o mês com um ganho de mais de 6%.

A manhã de quinta-feira deve trazer bastante dados econômicas. Os pedidos semanais de auxílio-desemprego do Departamento do Trabalho será divulgado às 9h30. Economistas esperam 674.000 pedidos iniciais de seguro-desemprego, o que seria um ligeiro declínio em relação ao relatório anterior. Vários dados de manufatura e construção estão programados para ser divulgados a partir das 10h45.

BRASIL: A Bolsa de Valores (B3) informa que não haverá negociação e liquidação no dia 02/04/2021. As liquidações das operações que ocorreriam nesta data serão realizadas no dia 05/04/2021. As compras e vendas do Tesouro Direto agendadas a partir das 18h00 do dia 01/04/2021 até às 05h00 do dia 05/04/221 serão liquidadas em conta corrente no dia 06/04/2021.

ÍNDICES FUTUROS – 7h20:

Dow: +0,07%
SP500: +0,31%
NASDAQ: +0,92%

COMMODITIES:

MinFe Dailan: +2,79%
Brent: +2,01%
WTI: +2,11%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra ou venda de ativos.

FAÇA PARTE DESTA CAMPANHA: #CanceleACovid antes que ela cancele você!

Autor: HARAMOTO