RESENHA DA BOLSA – QUARTA-FEIRA 26/08/2020
ÁSIA: Após uma sessão sem brilho em Wall Street, a maioria das bolsas asiáticas pendeu para queda nesta quarta-feira.
As ações da China Continental lideraram as perdas entre os principais mercados da região, com o composto de Xangai caindo 1,30=%, enquanto o Shenzhen Component caiu 1,76%. O índice Hang Seng de Hong Kong que operou entre pequenas altas e baixas, fechou praticamente estável, com alta de 0,02%.
No Japão, o Nikkei fechou em baixa de 0,03%, em 23.290,86 pontos, assim como o índice Topix que encerrou o dia de negociação em 1.624,48 pontos.
O Kospi da Coreia do Sul subiu 0,11%.
Enquanto isso, o S & P / ASX 200 da Austrália caiu 0,73% para fechar em 6.116,40 pontos. Entre as mineradoras, BHP e Rio Tinto tiveram ganhos tímidos, alta de 0,1% e 0,2%, respectivamente. Entre as produtoras de petróleo, Santos fechou em alta de 2,1% e Woodside Petroleum avançou 1,7%.
Na Nova Zelândia, o S & P / NZX 50 avançou 0,32%. A Reuters citando o NZX, disse que as negociações na bolsa de valores local foram interrompidas após um possível segundo ataque cibernético na data de hoje.
O índice MSCI Asia ex-Japan caiu 0,1%.
Na frente comercial, o Representante de Comércio dos EUA disse que “ambos os lados fizeram progressos” após conversas entre as duas maiores economias do mundo e estavam “comprometidos em tomar as medidas necessárias” para garantir o sucesso da primeira fase do acordo comercial. O Ministério do Comércio da China disse que os dois lados discutiram o fortalecimento da coordenação de suas políticas econômicas, embora não tenha dado detalhes.
As tensões entre os Estados Unidos e a China aumentaram recentemente, depois que o presidente Donald Trump visou empresas chinesas de tecnologia em particular. A piora no relacionamento tem sido uma das maiores preocupações dos investidores.
EUROPA: A maioria das bolsas europeias negocia em alta na manhã desta quarta-feira, depois que o governo alemão concordou em estender seu alívio de estímulo ao coronavírus na noite de terça-feira em uma tentativa de ajudar a maior economia da Europa durante a crise.
O programa de ajuda, que prevê o reforço do governo à trabalhadores em meio à pandemia, foi estendido até o final de 2021, ante previsão anterior de março de 2021. O governo também prolongou ajuda às pequenas e médias empresas até o final do ano. A França também deve revelar um plano de recuperação econômica no início do próximo mês, anunciou o primeiro-ministro Jean Castex.
O índice pan-europeu Stoxx 600 sobe cerca de 0,4% durante as negociações no meio da manhã, revertendo as perdas iniciais, com quase todos os setores e principais bolsas sendo negociadas em território positivo. O francês CAC 40 avança 0,18%, enquanto o IBEX 35 da Espanha e o FTSE MIB da Itália, sobe 0,02% e 0,17%, respectivamente.
Na Alemanha, o DAX 30 sobe 0,46%, liderado pela fabricante de chips Infineon (+2,40%), fabricante de automóveis BMW (+1,95%) e Deutsche Bank (+2,44%).
Em Londres, o FTSE 100 cai 0,32%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American e BHP sobem 0,3%, cada, enquanto Rio Tinto sobe 0,4%. Entre as empresas de energia, BP cai 0,3% e Royal Dutch Shell sobe 0,6%.
Alguns especialistas em saúde, dizem que Suécia desenvolveu imunidade coletiva depois de recusar medidas como bloqueio a sociedade, não fechar escolas, porém proibir reuniões de mais de 50 pessoas. Os principais especialistas suecos em saúde afirmam que o país tem uma taxa de infecção por coronavírus em queda porque foi um dos poucos que não entrou em bloqueio e rejeitou a necessidade de máscaras, enquanto os críticos apontam para a taxa relativamente alta de mortalidade do país por 100.000 habitantes.
Dados do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças mostram que a Suécia tem uma taxa de infecção quinzenal de 37 casos por 100.000 pessoas, muito inferior ao da França, com 60 casos por 100.000 e na Espanha, com 152,7 casos por 100.000, no entanto, a Suécia tem uma taxa de mortalidade relacionada ao COVID de 6,8%, menor do que as da Bélgica, Reino Unido, Itália e Espanha, mas maior do que as taxas do Brasil, Estados Unidos, México, França e Irlanda. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, é a nona maior do mundo.
EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA operam entre ligeiras altas e quedas nas negociações da manhã de quarta-feira, depois que o S&P 500 renovou seu novo recorde de fechamento.
A empresa de software Salesforce relatou lucros explosivos após o sino de fechamento na terça-feira. O futuro membro do Dow subiu mais de 13% no “after-market”.
A Salesforce substituirá a Exxon Mobil, a Amgen substituirá a Pfizer e a Honeywell International substituirá a Raytheon Technologies no Dow, disse a S&P Dow Jones Index na segunda-feira.
A HP Enterprise, a construtora Toll Brothers e a varejista Urban Outfitters saltaram após o sino de fechamento após ganhos melhores do que o esperado.
Na terça-feira, o Dow Jones Industrial Average perdeu 60 pontos (-0,21%) quebrando uma seqüência de cinco dias de alta. A Apple promoveu o desdobramento de suas ações, reduzindo o peso da “tech” na média ponderada do índice. A gigante da tecnologia fechou a sessão com queda de 0,8%.
O S&P 500 subiu 0,36%, registrando seu 17º recorde de fechamento em 2020. O Nasdaq Composite também fechou em um novo recorde após subir 0,76%. As ações do Facebook subiram mais de 3%.
O otimismo foi favorecido pela retomada das negociações entre China e os EUA na terça-feira. Os mercados também foram estimulados pelos declínios recentes nos casos da Covid, bem como notícias de novos tratamentos e vacinas em andamento.
Na agenda econômica, os pedidos de bens duráveis sairá às 9h30, enquanto os números dos estoques semanais de petróleo está prevista para às 11h30.
No final desta semana, o Federal Reserve realizará seu simpósio anual sobre política monetária. Wall Street buscará pistas sobre novos estímulos e para onde a economia está caminhando durante evento. Os investidores estarão procurando especificamente os comentários de Powell sobre a inflação e seu impacto sobre o dólar.
O furacão Laura deve se transformar em um furacão de categoria 4, disse o Centro Nacional de Furacões. A previsão é de que produza uma tempestade de “risco à vida”, com ventos extremos e inundações repentinas sobre o leste do Texas e Louisiana no final da quarta-feira.
ÍNDICES FUTUROS – 7h30:
Dow: -0,17%
SP500: +0,01%
NASDAQ: +0,32%
OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.
Autor: HARAMOTO
comentários recentes