RESENHA DA BOLSA – QUARTA-FEIRA 25/08/2021

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam sem direção nesta quarta-feira, com o otimismo impulsionando o S&P 500 e o Nasdaq para máximas recordes.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,26% após um salto na sessão anterior. As ações chinesas de tecnologia listadas em Hong Kong avançaram após as ações chinesas liderarem o Nasdaq Composite na terça-feira, à medida que os investidores vislumbravam com mais clareza a perspectiva regulatória da China. O regulador de segurança cibernética do país disse que as empresas chinesas que desejam abrir o capital, incluindo aquelas que planejam listar no exterior, devem cumprir dois aspectos importantes de um conjunto mais amplo de regulamentações. A primeira é cumprir as leis e regulamentos nacionais e a outra é garantir a segurança da rede nacional, “infraestrutura crítica de informação” e dados pessoais. As ações da Tencent subiram 0,25% após um salto inicial de 3%. A gigante da entrega de refeições Meituan subiu 2,25%, a JD.com subiu 3,64%, enquanto Alibaba caiu mais de 1% revertendo os ganhos matinais.

Na China continental, o composto de Xangai subiu 0,74% e o Shenzhen Component subiu 0,23%. O surto da variante delta na China parece estar sob controle com dois dias consecutivos sem novos casos domésticos, enquanto o PBoC prometeu aumentar o apoio ao crédito para a economia real e empresas menores.

O Nikkei no Japão fechou praticamente estável, fechando em 27.724,80 pontos, enquanto o Topix subiu ligeiramente para 1.935,66 pontos. Um formulador de políticas do Banco do Japão alertou que a escassez global de semicondutores pode durar até o resto de 2021 se as fábricas do Sudeste Asiático permanecerem fechadas devido surtos de Covid-19. Toyoaki Nakamur ressaltou o risco que as restrições de fornecimento representam para a economia global, poucos dias depois que a gigante automobilística Toyota anunciou novos cortes de produção devido à escassez de chips.

Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 0,27%, para 3.146,81 pontos.

Na Austrália, o S & P / ASX 200 subiu 0,39% para fechar em 7.531,90 pontos, sua terceira alta consecutiva. A disparada dos preços do minério de ferro impulsionaram ações de mineração. Rio Tinto saltou 2,6%, Fortescue Metals avançou 2,8% e a BHP subiu 1,2%.

A Orocobre e a Galaxy Resources, duas das maiores mineradoras de lítio da Austrália, concluíram uma fusão de US$ 4 bilhões e estão a caminho de se tornar o quinto produtor mais valioso do mundo da matéria-prima para bateria elétrica. A nova empresa chamará Allkem, sujeita à aprovação dos acionistas, manterá sua listagem primária no ASX e terá operações que abrangem a mineração e processamento de lítio na Austrália, Argentina, Canadá e Japão.

Temores com o Covid-19 continuam a dominar a Austrália, já que os casos de Sydney atingiram um novo recorde diário na quarta-feira, colocando partes do sistema de saúde sob “forte pressão”, disseram autoridades, enquanto pediam um aumento nas vacinações para ajudar a conter o índice de hospitalizações, de acordo com a Reuters. O aumento nos casos ocorre no momento em que o governo federal da Austrália pressiona os estados a seguirem um plano de reabertura nacional de quatro estágios acordado no mês passado, enquanto alguns sugeriram adiar as medidas devido aos novos números diários de casos persistentemente altos em Sydney.

EUROPA: Os mercados europeus operam sem grandes movimentos na quarta-feira, enquanto os investidores aguardam a reunião do FED em Jackson Hole, nos EUA.

O pan-europeu Stoxx 600 avança 0,14% nas negociações matinais, com as ações de viagens e lazer liderando os ganhos, enquanto as ações de serviços públicos caem.

O alemão DAX 30 cai 0,19%, o francês CAC 40 avança 0,23%, o IBEX 35 da Espanha avança 0,35%, enquanto o FTSE MIB da Itália recua 0,06%.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,21%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American sobe 0,1%, BHP avança 1,1%, enquanto Antofagasta e Rio Tinto recuam 0,7% cada. As gigantes do petróleo BP e Royal Dutch Shell caem 0,6% e 0,4%, respectivamente.

Entre os dados econômicos divulgados, o sentimento dos negócios alemães caiu em agosto, pelo segundo mês consecutivo. O índice de clima de negócios do Instituto Ifo ficou em 99,4, abaixo da previsão do consenso da Reuters de 100,4 e abaixo de 100,7 em julho e 101,8 em junho. O índice Ifo baseia-se em uma pesquisa com cerca de 9.000 empresas de manufatura, serviços, comércio e construção.

No Reino Unido, as varejistas relataram o maior aumento nos gastos em quase sete anos em agosto, enquanto os estoques caíram para os níveis mais baixos já registrados, exercendo pressão sobre os preços, segundo dados da Confederação da Indústria Britânica (CBI) na terça-feira.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA apontaram para ganhos anêmicos na quarta-feira, à medida que as ações europeias operam com cautela após indícios de desaceleração na maior economia da região.

Na terça-feira, o Dow Jones Industrial Average subiu 30,55 pontos, ou 0,09%, para 35.366,26 pontos. O S&P 500 adicionou 0,15% renovando seu recorde de fechamento em 4.486,23 pontos.

O Nasdaq Composite ganhou 0,52%, para 15.019,80 pontos, fechando também em um novo recorde de alta. As ações chinesas lideraram o índice de tecnologia, à medida que os investidores obtinham mais clareza sobre a perspectiva regulatória da China. Pinduoduo disparou 22,2%, enquanto JD.com subiu 14,4%, Tencent Music Entertainment subiu 12,7% e Baidu subiu 8,6%. Na tarde de terça-feira, Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, disse que a agência exigirá que as empresas chinesas negociadas nos Estados Unidos revelem os riscos políticos e regulatórios aos investidores, uma extensão das exigências impostas recentemente para empresas que buscam ofertas públicas iniciais, de acordo com um Relatório da Bloomberg.

As ações dos fabricantes de vacinas recuaram na terça-feira, enquanto ações de viagens subiram, como companhias aéreas e cruzeiros. As operadoras de casino Las Vegas Sands e Wynn Resorts subiram cerca de 7%, depois que Macau abrandou as restrições de viagens com a melhoria das perspectivas para o Covid-19 na província chinesa de Guangdong, importante polo de jogos. Segundo analistas, os mercados parecem acreditar que o último surto de Covid nos EUA atingiu seu pico e qualquer mudança na trajetória da variante delta fará com que os dados voltem rapidamente à normalidade.

As ações da Best Buy subiram 8,3% depois que a varejista de eletrônicos superou as estimativas de lucro no segundo trimestre. A temporada de balanços do segundo trimestre está terminando, com mais de 90% das empresas S&P 500 relatando resultados. O S&P 500 deve crescer seu lucro em 94,7%, de acordo com a Refinitiv.

Os mercados mantém cautela enquanto os investidores aguardam o simpósio de Jackson Hole, em busca de pistas sobre as diretrizes para redução do estímulo monetário. O Fed iniciou discussões para retirar seu programa de compra de títulos de US $ 120 bilhões mensais até o final deste ano. A reunião iniciará de modo virtual na quinta-feira e o presidente do Fed, Jerome Powell, fará um discurso na sexta-feira. Analistas acreditam que o Fed pode anunciar a redução em setembro ou novembro, mas provavelmente será uma redução lenta, sem compromisso com aumentos das taxas de juros.

Na agenda econômica, às 9h30 sairá números de pedidos de bens duráveis, enquanto às 11h30 será divulgdo os estoques semanais de petróleo.

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:

Dow: +0,05%
SP500: +0,08%
NASDAQ100: +0,09%

COMMODITIES:

MinFe Dailan: +1,90%
Brent: +0,07%
WTI: +0,06%
Soja: -0,30%
Ouro: -0,71%
Bitcoin: -1,43%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra ou venda de ativos.

Autor: HARAMOTO