RESENHA DA BOLSA – QUARTA-FEIRA 12/08/2020

ÁSIA: As bolsas na Ásia tiveram um desempenho misto nesta quarta-feira, depois que Wall Street pisou no freio diante de sua recente alta.

As bolsas da China Continental aprofundaram suas perdas no final da manhã. O composto de Xangai caiu quase 2%, enquanto o composto de Shenzhen caiu 2,69%. O Shenzhen Component caiu quase 3%.

Na Coreia do Sul, o Kospi caiu 0,14%, pesada por ações dos setores de automóveis e tecnologia.

O S & P / ASX 200 da Austrália caiu 0,43%. Entre as mineradoras, BHP caiu 0,7%, Fortescue Metals e Rio Tinto recuaram 1,4% cada. Entre as produtoras de energia, Santos caiu 0,5% e Woodside Petroleum fechou em alta de 0,6%.

Os mercados do Japão resistiram à tendência. O  Nikkei teve alta de 0,44%, enquanto o Topix subiu 1,16%.

O índice Hang Seng de Hong Kong avançou 1,42%.

Na Nova Zelândia, o banco central manteve a taxa de juros em 0,25%. Isso ocorre em um momento em que o país aumenta as restrições novamente em Auckland, já que  casos de transmissão local de Covid-19 foram detectados na cidade depois de estar livre do vírus por 102 dias, de acordo com a Reuters.

Enquanto isso, os preços do ouro caíram mais de 5%, a pior queda diária em sete anos, com o retorno do apetite ao risco. As produtoras de ouro na Austrália caíram ao longo do dia.  Evolution Mining caiu 5% e Kingsgate Consolidated caiu 5,56%.

EUROPA: As bolsas europeias avançam na manhã desta quarta-feira, com os investidores ignorando o colapso recorde da economia do Reino Unido no segundo trimestre.

O pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,26% no início do pregão, enquanto o francês CAC 40 avança 0,29%, enquanto o DAX 30 alemão cai 0,13%, arrastado para baixo pela gigante do software SAP e Adidas.

O FTSE 100 sobe 0,79%, apesar do PIB do Reino Unido ter caído 20,4% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior, mas o FTSE 250, com foco doméstico, cai 0,22%. A queda recorde da economia do Reino Unido no segundo trimestre registrou o pior desempenho entre as grande economia europeia durante a pandemia, entrando oficialmente em recessão. O PIB despencou o dobro a queda da Alemanha, no entanto, ficou acima das expectativas dos economistas, de uma queda de 21,2%.

A libra permaneceu praticamente inalterada em relação ao dólar, após os dados do PIB. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American e BHP caem 0,3% cada, Antofagasta recua 0,2% e Rio Tinto sobe 0,9%. Entre as empresas de energia,BP sobe 0,1%, enquanto Royal Dutch Shell avança 1,4%.

A ameaça de uma segunda onda de pandemia continua elevada, com os casos na França quase dobrando nas últimas 24 horas e a taxa de infecção diária alemã subindo para mais de 1.000 pela quarta vez em uma semana.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA sobem na manhã desta quarta-feira e apontam ganhos na abertura de Wall Street, depois que o S&P 500 fechou em baixa pela primeira vez em oito dias.

Após o sino de fechamento de terça-feira, o presidente Donald Trump disse que o governo dos EUA vai comprar 100 milhões de doses da vacina experimental da Moderna contra o coronavírus, que está atualmente em fase final de testes em humanos.

Anteriormente, o ex-vice-presidente e candidato à presidência Joe Biden anunciou que a senadora Kamala Harris, da Califórnia, se juntaria a ele na chapa democrata.

Ações recentes sem precedentes do Federal Reserve para estabilizar os mercados, incluindo o corte das taxas de juros e o aumento das compras de títulos, tornaram as ações atraentes em relação a outros ativos e deram aos investidores, a confiança suficiente para continuar comprando ações, assim como o anúncio das candidatas à vacina.

Embora as negociações entre democratas e republicanos sobre um novo pacote de ajuda econômica pareçam ter estagnado, os investidores ainda estão otimistas de que ambos os lados chegarão a um acordo.

Na terça-feira, o S&P 500 encerrou o dia com queda de 0,80%, quebrando uma seqüência de sete dias de alta, com a queda das ações de tecnologia. O S&P 500 subiu mais de 52% desde sua baixa de março e está 1,8% em relação a sua alta recorde.

O Dow Jones Industrial Average caiu mais de 100 pontos, mas chegou a ultrapassar os 28.000 pontos pela primeira vez desde fevereiro, antes de voltar e fechar 27.686,91 pontos.

O Nasdaq Composite teve o pior desempenho, recuando 1,7% com a rotatividade dos investidores em ações de tecnologia. Netflix, Microsoft, Amazon, Facebook, Alphabet e Apple fecharam em baixa.

O otimismo aumentou no início do dia, depois que agências de notícias locais relataram que o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o país concedeu a aprovação regulatória para a primeira vacina Covid-19 do mundo.

Na agenda econômica, o Departamento de Trabalho deve divulgar os principais dados da inflação na quarta-feira às 9h30. Economistas esperam que o índice de preços ao consumidor (CPI) suba 0,3% em julho, após saltar 0,6% em junho. O Core CPI deve aumentar 0,2%, ou 1,2% em uma base anualizada, de acordo com a Dow Jones.

Os estoques semanais de petróleo dos EUA será divulgado às 11h30.

ÍNDICES FUTUROS – 7h30:

Dow: +0,97%
SP500: +0,79%
NASDAQ: +0,96%

OBSERVAÇÃO: Este  material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Autor: HARAMOTO