O site Mish Talk, mantido por Mish, que fala sobre economia e política global, publicou algumas informações interessantes sobre veículos elétricos em vários países. Algo surpreendeu bastante: os USA e Brasil ficaram bem para trás nessa modernização. Em cada um dos últimos três anos, os VEs representaram apenas cerca de 2% do mercado de carros novos dos EUA e apenas 0.1% no mercado brasileiro.
A dúvida que fica no ar, é: oportunidade para investirmos em Tesla, diante da possibilidade de crescimento gigantesco que ambos os países tem a oferecer?
Estados Unidos e Brasil tem um crescimento lento, enquanto China e Europa crescem rapidamente.
Pew reports Slow growth in U.S., faster in China, Europe
Nossa tradução:
Fora de algumas das principais áreas metropolitanas, os veículos elétricos (EVs) não são tão comuns nos EUA. Embora seus números tenham crescido rapidamente em termos absolutos nos últimos anos, isso vem de uma base relativamente pequena.
Os EUA representam apenas cerca de 17% do estoque total mundial de 10,2 milhões de EVs, de acordo com dados da IEA. A China tem 44% de todos os VEs do mundo (mais de 4,5 milhões), e os quase 3,2 milhões na Europa respondem por cerca de 31%.
O crescimento mais rápido nas vendas de EV foi na Europa: uma taxa composta de crescimento anual de 60% de 2016 a 2020, em comparação com aumentos de 36% na China e 17% nos EUA.
Em cada um dos últimos três anos, os VEs representaram cerca de 2% do mercado de carros novos dos EUA.
A Califórnia tem de longe a maior participação de VEs de qualquer estado dos EUA – o que é esperado, dado que por décadas o estado exigiu que as montadoras construíssem VEs e usou uma série de descontos e outros incentivos para encorajar os californianos a comprá-los. Em 2018, o ano mais recente para o qual há dados federais disponíveis, a Califórnia tinha cerca de 12 registros de EV por 1.000 pessoas; o próximo estado mais alto, o Havaí, teve cerca de seis registros por 1.000 pessoas.
Em relação ao tamanho de sua frota de veículos, porém, Washington, D.C., pode ser o lugar mais conveniente nos EUA para dirigir um EV. As 237 estações de recarga no distrito federal têm um total de 630 pontos de venda, ou um para cada 487 carros e caminhões de propriedade privada nas estradas de D.C. (Vermont e, sim, Califórnia ficam em segundo e terceiro lugar; a média nacional é de um ponto de venda para cada 2.570 carros e caminhões particulares e comerciais.)
Estações de Carregamento de Veículos Elétricos nos USA
Já no Brasil a coisa é bem diferente. De acordo com a Agência de Notícias do Paraná, aparentemente o Estado parece ser o mais avançado nesse aspecto. Se temos muito ainda a crescer nesse aspecto, imagina os USA que estão bem mais estruturados nesse sentido. Uma coisa é certa, com o preço atual da gasolina, os elétricos são a alternativa ideal.
comentários recentes